A CPFL Paulista, por meio do Programa de Eficiência Energética, modernizou a infraestrutura de iluminação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), gerando economia no consumo de energia elétrica do campus. Ao todo, a distribuidora investiu R$1.3 milhão nas obras.
O projeto substituiu 15 mil lâmpadas e luminárias por tecnologia LED, mais durável e eficiente, e instalou uma usina solar fotovoltaica de 71,78 kWp. A expectativa é que a instituição possa reduzir em até 8% os seus custos com a conta de luz por mês e 1.091 MWh/ ano. O volume seria suficiente para abastecer cerca de 454 famílias no período de um ano, considerando um consumo mensal de 200 kWh/mês por residência.
“A CPFL Energia investe fortemente em eficiência energética com aplicação de recursos nos mais diversos setores, como educação e saúde. A doação para a UFSCAR faz parte deste projeto de desenvolvimento da sociedade por meio da tecnologia”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Além do benefício da redução nas contas da UFSCAR, a iniciativa também gera ganhos ambientais. O menor consumo de energia elétrica evita, por exemplo, o acionamento de usinas térmicas, mais caras e poluentes. A estimativa é que a modernização evite a emissão de 81 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que seria equivalente ao plantio de 491 novas árvores.
Os recursos do Programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica, seguindo determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esses recursos voltam para a sociedade por meio de projetos que buscam preservar os recursos naturais e promover educação para o uso consciente, evitando o desperdício.
Fonte: Procel Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!