Manutenção.net Notícias

oferecimento
Esqueci minha senha

Cepel completa 45 anos

Notícias - 28/01/2019

Cepel Rio de Janeiro – O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) completou, nesta segunda-feira (21/01), 45 anos de criação. Instituído por Escritura Pública celebrada pela Eletrobras, Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul, o Centro de Pesquisas se constituiu numa avançada infraestrutura para pesquisa aplicada em sistemas e equipamento elétricos, visando à concepção e ao fornecimento de soluções tecnológicas que abrangem as áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e uso eficiente de energia.

O Cepel trabalha em cooperação com as empresas do Grupo Eletrobras e com instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, no Brasil e no exterior, empresas e indústrias. O Centro também desenvolve projetos de P&D+I, realiza serviços tecnológicos e laboratoriais especializados, e presta suporte técnico ao Ministério de Minas Energia (MME) e a entidades setoriais.

O Centro de Pesquisas também presta apoio técnico a importantes iniciativas de Governo, como as voltadas à universalização do acesso à energia elétrica, à eficiência energética e ao desenvolvimento sustentável do país, além de participar de fóruns internacionais, como a Plataforma Internacional de Tecnologias de Baixo Carbono e o Mapa de Rotas Tecnológicas em Hidroeletricidade, implementados pela Agência Internacional de Energia (AIE). Integra, ainda, a Iniciativa de Desenvolvimento Sustentável de Hidroeletricidade, liderada pelo Brasil no Fórum Ministerial de Energia Limpa, e a Iniciativa das Nações Unidas em Energia Sustentável para Todos.

Centro de Pesquisas é parceiro do Selo Procel 

O Cepel conta atualmente com um quadro altamente qualificado, incluindo uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e técnicos na área de energia elétrica. A instituição possui 34 laboratórios equipados com instalações para a realização de pesquisa experimental e ensaios normatizados e especiais, sendo algumas delas únicas na América Latina. A Unidade Fundão, localizada na Cidade Universitária do Rio de Janeiro, abriga 24 desses laboratórios; os demais estão na Unidade de Adrianópolis, no município de Nova Iguaçu.

Suas instalações abrangem, entre outras, as seguintes áreas: alta tensão, alta corrente, alta potência, medição e calibração, materiais, análise química, eficiência energética, supercondutividade, células a combustível, de monitoramento e de diagnóstico, de computação intensiva, de supervisão e controle.

O Cepel foi um dos primeiros parceiros do Selo Procel. Nos primeiros anos de existência do Selo, os laboratórios do Cepel eram os responsáveis pela realização dos ensaios de desempenho dos primeiros produtos contemplados com a certificação. Atualmente, o Cepel realiza ensaios para produtos e equipamentos das áreas de iluminação, refrigeração, climatização, linha branca (máquinas de lavar) e motores elétricos.

Fonte: Procel Info

Publicado por: Manutenção .NET

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp