Empresa apoia o programa “AstroAnt Payload”, que é um conjunto de robôs em miniatura projetado para realizar tarefas nas superfícies de espaçonaves, rovers e pousadores
A Castrol tem uma parceria com Laboratório de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para apoiar o programa “AstroAnt Payload“. O “AstroAnts” se constitui como um conjunto de robôs em forma de miniatura projetados para inspecionar e diagnosticar tarefas nas superfícies externas de naves espaciais, rovers e pousadores. Cada um dos robôs apresenta um design modular; as cargas úteis dos sensores podem ser adaptadas com base em diferentes missões de inspeção, e os dados coletados dos robôs podem ser usados para monitorar operações no espaço. Trabalhando com o “Lunar Outpost”, o robô “AstroAnt” será enviado à Lua para realização de um teste de demonstração de sua tecnologia.
Por meio desta parceria, a Castrol irá colaborar diretamente com a Iniciativa de Exploração Espacial do MIT Media Lab e com o “Responsive Environments” dando suporte aos grupos de pesquisa para testar lubrificantes de nível espacial que possam suportar o ambiente extremo da superfície lunar, permitindo que os motores dos robôs “AstroAnt” funcionem enquanto coletam dados térmicos e medições do “Lunar Outpost MAPP Rover”.
“Na Castrol estamos avançando para um caminho de mudança e envolvidos na indústria espacial há mais de 65 anos. Inclusive estivemos presentes em muitas das missões pioneiras da Apollo. O sucesso de máquinas autônomas como o AstroAnt será fundamental para a manutenção remota, principalmente em ambientes em que reparos ou falhas não são uma opção”, diz Michelle Jou, CEO da Castrol.
“Estamos sendo privilegiados de poder trabalhar como parceiros de pesquisa do MIT Media Lab, ampliando assim, os limites da exploração espacial, de forma a aproveitar as tecnologias inovadoras e impulsionar a inovação para desvendar os mistérios da Lua e do além”, afirma Nicola Buck, CMO da Castrol.
O “To the Moon to Stay” reúne tanto a comunidade do MIT, quanto os parceiros do programa, incluindo a Castrol, para reimaginar o retorno da humanidade à Lua. As cargas úteis serão implantadas em um rover lunar “Outpost MAPP” para o pólo sul lunar. O rover “MAPP” é transportado por um módulo de pouso “Intuitive Machines Nova-C”, que por sua vez viaja a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9.
“Estamos muito satisfeitos por ter esta oportunidade de enviar experimentos de ponta à superfície da Lua em uma missão histórica como parte do programa To the Moon to Stay, do MIT, afirma o Dr. Ariel Ekblaw, diretor do MIT Media Lab e principal investigador da missão lunar do MIT com o Lunar Outpost. “Nossas máquinas representam os princípios fundamentais de nossa pesquisa desde a robótica dos nossos robôs em miniatura até o apoio à futura exploração mediada por VR com astronautas lunares com a democratização do acesso ao espaço por meio das mensagens que carregamos conosco. Esta missão, possibilitada pelo CLPS da NASA, também representa um marco importante para os investigadores, pois agora, podemos chegar à Lua de forma mais rápida e econômica como nunca antes visto”.
Sobre a bp/Castrol
Para saber mais sobre o projeto, acesse o Link.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!