Um panorama sobre os conectores de sinal analógico e digital usados no audiovisual profissional
* Por Fred Morgenstern
A indústria audiovisual (AV) profissional é caracterizada por configurações dinâmicas e em constante mudança. A criação, produção e transmissão bem-sucedidas de eventos ao vivo e experiências digitais dependem de interconexões de precisão, que podem fornecer energia e um sinal limpo em uma variedade de ambientes, incluindo instalações externas.
Em um estúdio de televisão, repórteres e convidados mudam com frequência, o que gera a necessidade de troca de microfones e iluminação. Vários conjuntos são utilizados ao longo do dia e da semana, exigindo o patch de câmeras e microfones de diferentes locais para uma sala de controle central.
As transmissões remotas podem durar alguns minutos (coletivas de imprensa), algumas horas (eventos esportivos ou entrevistas remotas) ou até semanas (torneios esportivos como os Jogos Olímpicos). Cada cenário requer captura, monitoramento e sinalização de vídeo e áudio. Além disso, dispositivos que permitem que técnicos e personalidades no ar se comuniquem entre si, como um interfone, são cruciais.
Em um estúdio de gravação de música, as configurações de microfone, processador e mixer são regularmente tocadas e reconstruídas. Essas reconfigurações geralmente ocorrem diariamente. Um quarteto de cordas, uma banda de rock, um combo de jazz, uma big band e uma orquestra sinfônica podem ser gravados no mesmo estúdio ao longo de uma semana. O equipamento deve ser comissionado de acordo com a demanda. O Live AV — seja para eventos corporativos, casas de culto, shows em turnê, bares locais ou outras funções — é igualmente dinâmico.
Para garantir a mais alta confiabilidade nesses ambientes em constante mudança, a indústria de AV optou por conectores de sinal robustos, fáceis de manusear (nem muito grandes nem muito pequenos), normalmente, mas nem sempre, relativamente fáceis de terminar e que tenham ciclos de acasalamento de alta vida. A maioria deles tem um longo histórico de uso, especificamente na indústria AV. No entanto, conectores mais novos podem encapsular conectores de dados padrão dentro deles. Isso permite que os fabricantes de conectores AV capitalizem a economia de escala da indústria de TI, que é enorme em comparação com o AV profissional.
Conectores audiovisuais para sinais de vídeo
Os conectores BNC de 75 OHMS têm sido por muitas décadas a escolha para distribuir sinais de vídeo entre câmeras, roteadores e monitores de vídeo. Essas tecnologias podem rotear sinais de alta definição com precisão de quadro único (aproximadamente 1/30 de segundo), usando protocolos SDI (interface de dados seriais). Gerações mais recentes de conectores BNC, da Neutrik e de outras empresas, acomodam as taxas de dados mais altas exigidas por 4K e resoluções superiores.
Uma tendência recente de roteamento de sinais de vídeo com protocolos IP, em vez de SDI, acompanhou o uso de conectores de dados padrão, como conectores de fibra óptica LC e ST e conectores RJ45. A Neutrik é um exemplo de empresa cujos produtos de conectores audiovisuais encapsulam esses conectores de dados em invólucros de travamento robustos, como em seus sistemas baseados em etherCON RJ45 e em sistemas ópticos CON ADVANCED LC e MTP.
Algumas câmeras de transmissão de televisão e suas unidades de controle de câmera (CCUs) associadas utilizam um único conjunto de cabo para fornecer energia e detectar operações em fios de cobre, ao mesmo tempo em que transmitem dados por fibra óptica. Isso inclui a linha de conectores SMPTE 304M, desenvolvida pela LEMO Connectors e fabricada por várias empresas, incluindo LEMO, Canare e Winchester/Kings. As alternativas incluem conectores de feixe expandido de empresas como Stratos e Connex Gmbh, bem como várias ofertas OpticalCON, da Neutrik.
Grandes eventos ao vivo, como esportivos com vários feeds de vídeo e áudio, geralmente dependem de um backbone de roteamento composto por uma dúzia ou mais de fios de fibra óptica. Essas fibras podem ser roteadas usando conectores mil-spec tradicionais, como os conectores Delphi DFOCA (agora uma linha APTIV), e tecnologias mais modernas, como o opticCON MTP 12/24, da Neutrik.
Conectores audiovisuais para microfones e intercomunicadores
Na década de 1970, os conectores XLR, desenvolvidos pela Cannon (agora ITT Cannon), foram estabelecidos como os conectores padrão para microfones e sistemas de intercomunicação portáteis na indústria AV. Os XLRs estão disponíveis em tamanhos padrão e miniaturizados (Switchcraft Tini-QG, REAN Tiny XLR etc.). Conectores de três contatos predominam, mas conectores com mais contatos são frequentemente implantados para intercomunicadores com vários canais, microfones estéreos e multicápsulas e microfones de tubo.
Conectores audiovisuais para amplificadores de potência e alto-falantes para eventos ao vivo
As conexões audiovisuais entre amplificadores de potência e alto-falantes requerem atenção especial devido às suas amperagens tipicamente altas. Ao contrário das conexões “definir e esquecer”, feitas no AV doméstico, a exigência do AV profissional para reconfiguração frequente exige conectores de amplificador para alto-falante que sejam seguros e com travamento. A Amphenol desenvolveu seus conectores EP para esta finalidade. O speakON, da Neutrik, introduzido posteriormente, tornou-se o padrão da indústria. Estão disponíveis produtos de dois, quatro e oito contatos (adequados para alto-falantes de até quatro drives, subwoofer/woofer/médios/tweeter).
Conectores audiovisuais para outros equipamentos de áudio
Os dispositivos de processamento e monitoramento de áudio downstream, como equalizadores, controladores dinâmicos e alto-falantes de estúdio, geralmente apresentam uma mistura de conectores XLR e plugues e conectores de calibre A de ¼”. Com mais de 100 anos, os conectores de ¼” são uma das tecnologias de conectores mais duradouras ainda em uso.
O conceito de central telefônica foi adaptado para painéis de conexão de áudio que permitem aos engenheiros de áudio reconfigurar rapidamente as cadeias de sinal. Os plugues e tomadas de calibre B de ¼” são conectores especializados que oferecem operação e durabilidade aprimoradas em aplicações de patch panel. Os plugues e tomadas Bantam (TT) foram desenvolvidos pela indústria de áudio para dobrar a densidade de conexões disponíveis em qualquer espaço. Todos esses conectores podem ter três contatos (ponta, anel e luva), para operação estéreo ou fiação balanceada, ou dois contatos (ponta e luva) para fiação não balanceada.
Assim como acontece com o vídeo, os fabricantes de dispositivos de áudio também estão adotando o roteamento IP. Cabos de cobre analógicos grandes, pesados e caros com conectores multipinos, como os conectores Ramlatch, da Ramtech, estão dando lugar a conexões RJ45, geralmente equipadas com Neutrik etherCON. Para contagens de canais mais altas e/ou distâncias maiores, são implantados conectores de fibra óptica, como conectores de feixe expandido HMA Stratos (uma marca Cinch) e Neutrik ótica.
Conectores audiovisuais para instrumentos musicais elétricos e eletrônicos
Instrumentos musicais elétricos e eletrônicos (guitarras elétricas e seus amplificadores, sintetizadores e decks de DJ associados) geralmente usam conectores tipo A-gauge de ¼”. Alguns equipamentos de alta qualidade fornecem saídas balanceadas usando conectores ponta-anel-luva e/ou conectores XLR.
Para mitigar os riscos de conexões intermitentes, amplificadores e alto-falantes propensos a alta vibração (como amplificadores de baixo e gabinetes) podem ser equipados com conectores speakON com travamento.
Conectores audiovisuais para iluminação ao vivo, efeitos especiais e consoles associados
Faróis de cabeça móvel, máquinas de neblina em rede, lasers, dispositivos pirotécnicos e outras tecnologias visuais são conectados em rede a consoles de controle e uns aos outros, usando conectores XLR de cinco contatos (e, mais recentemente, conectores XLR de três contatos). O etherCON é, cada vez mais, implantado para aproveitar os recursos de rede mais recentes e a economia do uso de cabeamento de categoria.
Conectores audiovisuais para painéis de LED
Os monitores incrivelmente grandes de hoje são normalmente construídos a partir de vários ladrilhos, que são travados mecanicamente e depois conectados, ladrilho a ladrilho, para energia e dados. Essas conexões são normalmente feitas usando conectores robustos etherCON (baseadas em RJ45) e opticoCON (baseadas em LC).
Telas muito grandes, como as que cercam estádios esportivos, podem ter extensões de cabeamento que excedem a limitação de 100 metros do cabeamento de cobre tradicional e, portanto, são normalmente melhor conectadas com fibra óptica, como as discutidas acima.
Muitos outros aplicativos e conectores existem especificamente no mundo AV profissional, incluindo conectores de alimentação especializados. O Pro AV é um mercado sofisticado e especializado, atendido por uma variedade de fabricantes de conectores especializados em audiovisual.
* Fred Morgenstern é engenheiro de som graduado na Wilson High School (EUA), músico e vice-presidente de tecnologias da Neutrik Américas, empresa líder em soluções de conectividade AV e eleita por quase 100% dos usuários profissionais.
Sobre a Neutrik Americas
Com sede em Charlotte, NC, a Neutrik Américas, uma subsidiária da Neutrik AG e membro do Grupo Neutrik, é o principal fornecedor de soluções de conectividade AVL profissionais, robustas e confiáveis nas Américas. A Neutrik fabrica uma ampla gama de conectores, sistemas de conectores de fibra óptica e acessórios para uma extensa carteira de clientes, desde bandas de rock a designers de iluminação, estúdios de transmissão e fabricantes de equipamentos industriais. O Grupo Neutrik desenvolve, projeta, fabrica e distribui globalmente produtos e sistemas inovadores de interconexão sob as marcas NEUTRIK, CONTRIK e REAN, e é líder global nos mais diversos segmentos de mercado. Saiba mais no site.
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