As cerca de 13,7 mil unidades de micro ou minigeração de energia elétrica no estado do Ceará já conseguem gerar excedente para beneficiar outras 3,8 mil unidades consumidoras
Ceará – Com o barateamento dos custos de instalação de equipamentos para produção própria de energia pelo consumidor, a chamada geração distribuída (GD) mais que dobrou no Ceará, entre 2019 e 2020, e segue em ritmo avançado de expansão em 2021, notadamente a de origem solar.
Enquanto há dois anos eram cerca de 4,3 mil unidades de micro ou minigeração de eletricidade (até 5MW), no ano passado, esse número saltou para 9,7 mil, uma alta de 125,5%, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme o próprio órgão regulador, a quantidade de novas unidades de geração distribuída no estado, instaladas nos primeiros cinco meses deste ano, já é quase o equivalente ao total que existia em 2019.
Hoje, 17,5 mil unidades consumidoras, ou uma em cada 239, são atendidas pela geração distribuída no Ceará, o triplo do registrado em 2019. O estado responde, atualmente, por 2,8%, ocupando a nona posição nacional e a primeira no Nordeste. No Brasil, a liderança pertence a Minas Gerais.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Fonte: Jornal O Povo e Procel
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!