Com a rápida evolução da tecnologia e de acontecimentos planetários que não temos controle (pandemia, guerras etc) é possível prever o que teremos no próximo ano e nos próximos 5 e 10 anos?
A vida como ela é
“A única coisa constante na vida é a mudança” é uma frase atribuída a Heráclito de Éfeso, que viveu ali pelos 500 A.C.
O que ele não sabia é que séculos depois iriam inventar uma tal de Gestão de Ativos e que sua sentença seria de aplicação geral e irrestrita entre os seres que trabalham com Manutenção.
Não é pouca coisa que aparece todo santo dia, nestes tempos de indústria 4 e 5.0:
- Internet das Coisas;
- Inteligência Artificial;
- Sistemas ciberfísicos;
- Big Data;
- Machine Learning;
- Computação em nuvem;
- Computação Cognitiva;
- Transformação Digital.
Qual a tendência?
Diante deste destino imutável da constante mudança, há como saber para onde a Manutenção caminha?
Qual a tendência?
A nossa bola de cristal anda meio opaca e sem ânimo, em processo de substituição por algo com tecnologia LED ou pela Alexa. Tendência é, no jargão da moda, aquilo que está em voga, em uso popular, na onda.
Mas a tendência também é aquilo que aponta numa determinada direção. A tendência mostra um sentido ou um rumo.
E a tendência de mercado, caro consulente, é termos mudanças significativas em termos de inovação tecnológica. Mais e mais.
A hiper conexão de pessoas, equipamentos, objetos e sistemas, nos levam ao aprendizado de máquina que nos leva à colaboração em tempo real, que se traduz em integração digital, que permite o pensamento crítico e criativo do ser humano ser apoiado na precisão dos robôs.
Sim, continuará a ser obrigatório criar valor para além dos resultados financeiros e ou meramente operacionais, sendo imperativo a reciclagem na educação e qualificação dos trabalhadores de todos os níveis.
O que acontece na Manutenção, com toda essa grande transformação do trabalho, é apenas reflexo do que já rola na convivência comunitária, individual e coletiva, trazida pela digitalização da vida das pessoas.
Boas festas e um feliz 2023!
Por PAULO WALTER
Fonte da postagem (clique aqui)
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!