Solução vem sendo desenvolvida desde 2018 e a partir de 2020 foi testada em uma indústria do setor madeireiro no sul do Brasil
Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas no sistema de nuvem MindSphere
Companhia sai na frente no monitoramento de inversores de frequência e se consolida no mercado com muita agilidade
Siemens é uma empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens entrega soluções que se materializam em formato de jornada, ou seja, a companhia oferece um conjunto completo de produtos e serviços para integrar toda a cadeia de valor. Foi em um destes momentos de monitoramento contínuo com clientes que a divisão Digital Industries detectou que poderia ir além e trazer mais uma funcionalidade para antecipação de problemas. Nascia ali a ferramenta baseada em software CS Advisor, que fica ancorada no MindSphere, sistema operacional aberto para a Internet das Coisas que permite a conexão de equipamentos e aproveita os grandes volumes de dados gerados pelos ativos para obter insights sobre as linhas de produção.
De maneira pioneira no mercado da digitalização das indústrias, o CS Advisor chega para fazer um diagnóstico remoto do funcionamento dos inversores de frequência, auxiliando nossos clientes na condução de seus negócios, trazendo transparência, confiabilidade e agilidade na manutenção”, diz André Braga, especialista em produtos da Siemens, que ao lado da equipe, vêm estudando como implementar a solução desde 2018. Colaborou para o sucesso desta iniciativa o fato de a pandemia ter trazido métodos disruptivos para a condução dos negócios — os clientes também buscavam soluções nesse sentido.
O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico composto por uma série de circuitos eletrônicos e de potência que permitem controlar e variar a velocidade, posição e ou torque de um motor elétrico. Esse equipamento é amplamente utilizado na indústria pelo fato de ser eficiente, robusto, durável, além de prolongar a vida útil dos motores, executando a proteção. É importante lembrar que drives requerem cuidados e ações de manutenção.
Os equipamentos que são monitorados pelo CS Advisor (o projeto-experiência da ferramenta ocorreu entre setembro de 2020 e setembro de 2021) são, em sua maioria, o cerne principal da produção de um cliente. Se parados, trazem prejuízo imediato. O piloto ocorreu dentro de um cliente da indústria do setor madeireiro no sul do Brasil, que enfrentava algumas adversidades em sua linha de produção. Com a possibilidade de usar a solução, a equipe Siemens fez o diagnóstico e já se deslocou da base, em São Paulo, com o foco necessário para agir, economizando todo tempo de análise in loco e consequentemente poupando recursos do cliente.
“Estamos vivendo a era de ouro da transformação digital das indústrias. Os recursos da digitalização estão cada vez mais acessíveis e, muitas vezes, sua implementação beneficia rapidamente o negócio, como é o caso do CS Advisor”, diz Braga.
Sobre a Digital Industries:
A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Fonte: In Press Porter Novelli
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!