A Equinor está introduzindo robôs autônomos com certificação ATEX em suas instalações de petróleo e gás com um parceiro especialista em robótica de inspeção, a Taurob, da Áustria. O robô será usado para realizar tarefas de inspeção e manutenção de rotina em instalações offshore.
A Taurob começou a desenvolver robótica aplicada à segurança humana, principalmente em situações de resposta a emergências, há 11 anos. A segurança também é o principal motivador para o setor de energia entrar na robótica. O “Taurob Inspector” de última geração é o resultado de uma colaboração intensiva de 2 anos entre a Taurob, a gigante de energia francesa Total e a OGTC do Reino Unido A Total foi a primeira grande empresa de energia a implementar inspeção robótica em sua fábrica nas ilhas Shetland, no Mar do Norte.
Matthias Biegl, Diretor Executivo e cofundador da Taurob, enfatiza o foco de sua empresa na segurança: “Nosso objetivo é construir a confiança dos operadores e aumentar a aceitação no local. Passar por procedimentos de certificação completos com os clientes e seus departamentos HSEQ e Elétrico é tão importante quanto o próprio processo de desenvolvimento.”
A Equinor decidiu em 2019 se juntar à Total, OGTC e Taurob no projeto ARGOS Joint Industry para desenvolver um robô completamente novo, capaz de realizar operações de manipulação autônomas. “Esperamos que o resultado seja um robô robusto e confiável, com intervalos de manutenção de até apenas uma vez por ano; ideal para Instalações Normalmente Não Tripuladas (NUF), onde a intervenção humana é rara. Como um robô chamado de ‘Classe de Trabalho’, ele irá interagir fisicamente com a instalação”, diz Biegl.
Os primeiros testes serão realizados este ano.
Disponível em: Facebook