Realidade virtual, automação e máquinas inteligentes revelam o futuro da indústria na Fispal Tecnologia e TecnoCarne
Tecnologias que revolucionam a indústria de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens: da realidade virtual/aumentada à inteligência artificial, o público da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022 tem a possibilidade de conhecer as mais novas soluções do mercado na retomada da economia. O maior evento de negócios do segmento ocorre no São Paulo Expo até sexta-feira (24).
Equipamentos comandados pelo toque do smartphone ou por voz, capazes de produzir ações repetitivas de forma cada vez mais autônoma e com tecnologias cada vez mais inovadoras estão entre os exemplos de soluções encontradas no pavilhão do evento.
Programar robôs paletizadores, por exemplo, está cada vez mais simples. É o caso da Stäubli, que oferece a Célula Copal, com programação feita via aplicativo para celulares e tablets, onde é feita a parametrização, traduzida pelo app e transformada em trajetória para o robô.
“Além de não precisar de uma pessoa com alto conhecimento de robótica para fazer a programação, isso ajuda na flexibilidade, permitindo vários conjuntos de amarrações feitas de maneira bem intuitiva”, diz Giancarlo Pereira, engenheiro executivo de negócios da Stäubli.
Inteligência Artificial e machine learning estão entre os destaques do evento. A Toledo do Brasil, por exemplo, apresentou a Prix 7T, uma balança de autoatendimento com essas tecnologias, com câmeras e acionamento por comando de voz. “Essa tecnologia permite realizar pesagens com automatização e reconhecimento do produto, aumentando a produtividade e dinâmica do processo”, afirma Danilo Oliveira, responsável por soluções da empresa.
Outra solução está nos equipamentos de raio-X, que, apesar de serem uma tecnologia antiga, estão cada vez mais inovadores, explica Armando Aquino, diretor da Varpe. “A Anvisa está cada vez mais rigorosa e a maioria das indústrias possui apenas um detector de metais, mas outros materiais acabam passando. O avanço das tecnologias permite que as máquinas de hoje sejam isentas de radiação e tenham um preço competitivo.”
E até os estandes têm tecnologias para interação com o público. A Bertolini Sistemas de Armazenagem trouxe para a feira a realidade virtual para apresentar de forma inovadora os sistemas de armazenagem. No estande, as pessoas olham o virtual e depois têm contato com o real para comparar. “Está sendo bem produtivo. Com os feedbacks positivos, a ideia é incluir essa ferramenta no comercial para apresentar na prática como fica o projeto, não somente no papel”, Marina Ciello, analista de marketing da empresa.
Público elogia
Empresários de todo o país elogiaram o perfil de inovação do evento. “Chegamos aqui com o intuito de encontrar inovações para os processos de tratamento e engarrafamento de águas. Estivemos na edição de 2019 e novamente nos deparamos com tecnologias muito interessantes, que certamente vão contribuir para o nosso negócio”, afirma Adriel Yuri, do departamento de manutenção da indústria de águas ClaraFinna, de Fortaleza (CE).
“Viemos em busca de soluções de logística e equipamentos de envase para açaí e sorvetes. Estamos atualizando nossas tecnologias e encontramos opções surpreendentes. O evento superou as nossas expectativas. Duas semanas atrás nós estivemos na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes e fechamos negócios. O objetivo, na Fispal Tecnologia, é complementar a experiência”, diz Filipe Argolo Chaves, da Fruttbom Sorvetes, de Peixoto de Azevedo (MT).
Com mais de 350 expositores, a expectativa do evento neste ano é atrair quase 45 mil visitantes, para conhecerem as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.
O credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível no site e é exclusivo para profissionais do setor.
Executivos da Nestlé, Heineken e Solar Coca-Cola falam sobre a importância da demanda ao investir em tecnologia
Aprimorar processos é uma tônica dentro da indústria. Por isso, a Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022 trouxeram para o centro da discussão o tema Otimização e Melhoria da Produtividade — Invista nas Melhores Estratégias para Modernizar e Ampliar as Linhas de Produção.
A palestra, que aconteceu nesta quarta-feira (22), no Fórum Gestão Industrial, dentro da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC, contou com a participação de Danilo de Faria, global digital manufacturing leader da Nestlé, Saulo Miguel, southeast regional industrial director da The Heineken Company, e Gileno Correia, diretor industrial da Solar Coca-Cola.
A opinião dos executivos foi unânime quanto à busca por novas tecnologias. Para eles, a demanda do consumidor é um fator-chave para decidir onde serão aplicados os investimentos em tecnologia.
“O investimento é movido pela procura do cliente para que possamos entregar algo de valor, mas antes precisamos analisar se usamos bem as tecnologias que já temos antes de ir atrás de novas”, explica Saulo Miguel, da The Heineken Company.
O caso da Solar Coca-Cola ganha destaque quando o assunto é buscar novas tecnologias, porque a demanda dos seus clientes está em produtos que antes não tinham uma busca tão grande. “Estamos crescendo no mercado de energéticos, sucos e água, então, precisamos investir em tecnologia para atender a essa demanda”, conta Correia, da Solar Coca-Cola.
Faria, da Nestlé, reforça a ideia de que os investimentos em tecnologia estão conectados com a demanda do consumidor. “Estamos sempre buscando novas tecnologias e processos para aumentar a produtividade. Mas é preciso estar atento a não fazer investimento pelo investimento, precisa haver estratégia.”
Como inovar?
Em outra palestra, Thiago Macedo, diretor de logística da General Mills, disse que, para inovar, é preciso ter cuidado na escolha da tecnologia e paciência para que a solução traga resultados, caso contrário, existem riscos de a empresa trocar excessivamente de solução sem que a tecnologia tenha tempo para mostrar resultado e otimizar os processos.
“Fizemos muito piloto (de novas tecnologias), investimos muito, mas é preciso aguardar resultados e não ceder à pressão por mudanças frequentes de tecnologia. E se mudar de uma vez, pode ter ruptura nos processos”, alerta o executivo, que participou da palestra “Otimização da Cadeia de Supply Chain – Os Desafios e o Uso de Novas Tecnologias”, que trouxe as soluções usadas para amortizar as perdas do recolhimento da matéria prima até a entrega ao cliente.
Fórum de Embalagens ressalta importância de soluções sustentáveis
O Fórum de Embalagens, um dos seis congressos da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC, destacou nesta quarta-feira (22) a importância da sustentabilidade para os negócios — além da parceria entre os players da indústria na busca de soluções.
“Quando o assunto é sustentabilidade, todos nós da indústria devemos estabelecer parcerias, não concorrer. O planeta não pode esperar”, afirmou Zita Krammer, gerente de Sustentabilidade em Embalagens da Unilever, em sua palestra ontem no evento (“Materiais alternativos para embalagens e o que as grandes indústrias buscam”).
Zita falou do compromisso da multinacional anglo-holandesa em reduzir pela metade o uso de plástico virgem até 2025. Um desafio tem sido a instituição de uma cadeia de polietileno (PE) reciclado — material utilizado pela empresa em frascos de xampus e amaciantes, entre outros produtos. “Para isso, unimos cooperativas de catadores, recicladores e outras empresas. Em 2017, não tínhamos embalagens de PE reciclado. Hoje, quase 100% delas são. Já atingimos 72% da meta para este ano e, em todo o projeto, já recuperamos 30 mil toneladas de plástico, evitando a sua destinação a aterros sanitários”.
Garrafa de vidro 100% reciclado: um passo importante
As embalagens de vidro são 100% recicláveis e podem ser reutilizadas infinitas vezes. No entanto, fatores econômicos, logísticos, sanitários e normativos, entre outros, mantêm índices elevados de uso de recipientes feitos de material virgem. A Ambev, porém, decidiu desafiar o status quo e levar adiante um projeto piloto de garrafa feita de vidro 100% reciclado.
Seu processo de produção reduz emissões de gases em até 50%. “Ainda é um volume pequeno, um projeto-piloto, mas seguiremos promovendo esse conceito. Temos iniciativas em todas as frentes para recuperar garrafas pós-consumo e reciclá-las”, declarou Victor Miranda, Diretor de Embalagem da Ambev. “Temos a meta de ter 100% de suas embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. A nova garrafa de vidro é um passo importante para isso”, afirmou Miranda.
Nesta quinta tem mais
A Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC, espaço dedicado a compartilhar conteúdos e debater tendências e perspectivas de mercado, reúne lideranças de organizações importantes da cadeia de valor dos alimentos e bebidas. A programação é dividida em seis vertentes: Embalagens, Gestão Industrial, Laticínios, TecnoCarne, ESG e Transformação Digital.
Além dos fóruns de Gestão Industrial e Embalagens, nesta quarta-feira (22) também foi realizado o de Laticínios. Já nesta quinta-feira (23) é o último dia da Arena, com os três fóruns restantes: Transformação Digital, TecnoCarne e ESG. Mais informações e programação neste link.
Último dia do Ciclo de Palestras TecnoCarne aborda acondicionamento, prevenção de doenças e mercado plant-based
Nesta quinta-feira (23) será o terceiro e último dia do Ciclo de Palestras TecnoCarne. Fiorella Hellmeister e Ana Lucia Lemos, do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), farão palestras sobre tendências de embalagens e processamento de produtos cárneos. Outras atrações serão as apresentações acerca de diagnóstico e prevenção de doenças que impactam na produção da carne, por Reuel Luiz Gonçalves, da Biogénesis Bagó Saúde Animal, e sobre a expectativa e a realidade em torno das carnes plant-based (à base de vegetais), a cargo de Sergio Pflanzer, professor da Unicamp.
O Ciclo de Palestras TecnoCarne oferece palestras gratuitas aos profissionais e empreendedores da indústria processadora de proteínas. A programação completa está disponível aqui.
Cafezinho com Tecnologia: máquina imprime imagem do rosto na espuma do café
Imagine tomar um café e ver seu rosto impresso na espuma dessa bebida tão presente na vida dos brasileiros? Isso é possível com a CAS (Célula Avançada de Serviço de Café), elaborada pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) em parceria com a GRV Softwares e a Mitsubishi Electric. O equipamento está em exposição no estande Cafezinho com Tecnologia, na Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022.
A CAS consiste em um conjunto de dois módulos produtivos inteligentes. O primeiro tem a função de produzir cápsulas de café a partir de diferentes grãos torrados, realizando a moagem, o encapsulamento, a selagem e o controle de qualidade da produção com base em dados de necessidade, consumo, estoque, entre outros.
O segundo módulo é responsável por utilizar as cápsulas produzidas para extrair e servir o café para o público, adicionando características customizadas executadas just-in-time, de forma inteligente, permitindo que o cliente escolha sabor de sua preferência e personalize seu pedido com uma imagem impressa na superfície da bebida.
“Aqui temos a chance de apresentar de forma lúdica os conceitos da indústria 4.0 a partir da célula de serviço de café automatizado, onde você consegue fazer o pedido pelo WhatsApp, podendo escolher entre três sabores de café — e ainda encaminhando, pelo aplicativo, uma foto que será impressa na espuma da bebida. Tudo automatizado. É um conjunto de tecnologias de planta de fábrica que aqui podem ser vistas de forma mais simples”, diz a engenheira responsável pelo estande, Loredana Cobianchi.
Pondé: ‘Empresas precisam assumir papel republicano’
O filósofo Luiz Felipe Pondé esteve no final do primeiro dia (21) da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022 discorrendo sobre “O papel republicano das indústrias: função social e transparência”. Segundo ele, nas últimas duas décadas, as empresas têm sido cobradas para ampliarem sua atuação em prol da sociedade e a serem mais transparentes, expondo e evitando novos “esqueletos no armário”. “O que significa assumir um papel republicano? É cuidar da população que está sob risco”, assinalou Pondé.
“Onde há um espaço sem ação republicana, há uma tendência de desorganização, por exemplo, o que acontece na região de fronteira da Amazônia, onde a criminalidade tomou conta. Então, as empresas precisam assumir esse papel”, afirmou Pondé.
‘Indústria acelera forte’, diz Gabriel Casagrande, campeão da Stock Car, presente no evento
Presença ilustre no segundo dia da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2022, Gabriel Casagrande, campeão da temporada 2021 e atual líder da Stock Car, passou a tarde distribuindo autógrafos e posando para fotos com o público no estande do Grupo Raumak, seu patrocinador.
“É incrível constatar, aqui no evento, como a indústria de alimentos e bebidas está acelerando forte após os percalços dos dois últimos anos. As empresas tiveram grande senso de adaptação, similar ao dos pilotos durante as corridas”, comentou Casagrande.
“O automobilismo tem muito a ver com equipamentos de embalagem. Ambos implicam velocidade, alta performance e tecnologia. É uma conexão natural”, afirma Raulino Kreis Junior, CEO da Raumak. Em tempo: o carro de Casagrande será exibido no estande da empresa até sexta-feira (24), último dia do evento.
Serviço:
Fispal Tecnologia & TecnoCarne
Data: 21 a 24 de junho de 2022
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.
Sobre a Fispal Tecnologia & TecnoCarne
A Fispal Tecnologia junto com a TecnoCarne é a principal plataforma de conexão entre as indústrias de alimentos, bebidas e proteínas. Por meio do evento físico, que acontece no São Paulo Expo, e dos eventos digitais, as duas oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.
Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets
O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação — Informa Markets
e-mail equipe: fispaltec@2pro.com.br
Teresa Silva | Jorge Soufen Junior | Myrian Vallone
(11) 3030-9463 | 9435 | 9404
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!