A Eletrobras, por meio Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), está lançando o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Iluminação Pública do Procel Reluz.
A iniciativa é considerada inovadora, pois contempla a incorporação da tecnologia dos Diodos Emissores de Luz (LED) no setor de Iluminação Pública e reflete a preocupação crescente com a geração de resíduos eletrônicos sólidos no Brasil e no mundo.
A publicação foi fruto de um projeto de pesquisa contratado no âmbito do Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR), que teve como objetivo a elaboração de estratégias, procedimentos e metodologias visando à destinação final ambientalmente adequada das luminárias LED para iluminação pública e contou com a revisão do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Nesse contexto, o manual visa orientar os gestores de iluminação pública quanto aos riscos de agressão ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do manejo, armazenamento, transporte e destinação final dos equipamentos de iluminação pública em alinhamento com os princípios e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Iluminação Pública está disponível neste link.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!