Ferramenta de gestão de metas gera engajamento entre as equipes, transparência no compartilhamento de estratégias e resultados diretos com autonomia, foco e colaboração
Falta de alinhamento e engajamento entre as equipes, jornadas exaustivas, diminuição da performance, dificuldade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos funcionários que adotaram o home office na pandemia do Covid-19. Como consequência, as empresas precisaram se adequar ao novo momento e repensar a cultura organizacional com a elaboração de metas de curto prazo e o colaborador como protagonista principal e ativo.
Foi assim que diversas organizações concluíram que focar em microgerenciamento de funcionários não seria eficaz, era essencial adotar uma metodologia de gestão ágil com foco nos resultados, ou seja, o OKR (Objective, key-results, ou Objetivos e resultados chave). O que antes era adotado apenas por grandes empresas, com a pandemia foi difundido por organizações de diversos segmentos e tamanhos, gerando maior alinhamento e engajamento entre as equipes, transparência no compartilhamento de metas, facilitando a atuação de times auto gerenciáveis e resultados diretos com autonomia, foco e colaboração .
Para Daniel Alves, fundador da Colorkrew no Brasil – empresa de tecnologia e inovação que descomplica a gestão de objetivos, ativos e recursos -, a metodologia funciona como uma ferramenta de comunicação interna que integra as equipes por meio dos objetivos alinhados à cultura organizacional das empresas. “Os OKRs são um conjunto de objetivos que conversam entre si e contribuem para a estratégia macro das organizações, transformando a cultura das empresas por meio de um modelo validado e utilizado por empresas de grande porte”, explica.
De acordo com Alves, muitas empresas no Brasil ainda não conheciam a ferramenta de gestão antes da pandemia, mas buscavam uma solução para deixar a metodologia mais ágil e lidar com metas não tangíveis. Pensando nisso, a Colorkrew se especializou em consultoria de ORKs e se tornou referência no país em facilitação, treinamento e transferência de conhecimento da ferramenta que permeia as empresas de crescimento exponencial. “Capacitamos colaboradores para que os OKRs agreguem em toda sua cadeia, desde a concepção até o fechamento do trimestre. Entendemos as necessidades de cada cliente e atuamos em suas principais dificuldades, seja através de treinamentos, desdobramentos de metas já criadas ou mesmo acompanhamento e mentoria do ciclo”, pontua.
Para ajudar na gestão da produtividade no dia a dia e na conquista de melhores resultados, a Colorkrew elaborou o software Goalous, que atua diretamente na criação de uma nova governança voltada a metas e permite que o usuário demonstre de maneira clara os resultados gerados para os OKRs da empresa, viabilizando o engajamento necessário para cada colaborador, mesmo a distância.
Sobre a Colorkrew: A Colorkrew é uma empresa japonesa de tecnologia e inovação que há 23 anos descomplica a gestão de objetivos, ativos e recursos e se dedica a agregar mais valor na gestão do ambiente de trabalho e nos resultados produzidos, tendo o colaborador como protagonista principal e ativo na empresa. Com 130 funcionários de 12 nacionalidades distintas, a Colorkew foi reconhecida com o primeiro lugar no concurso de Inovação do Governo de Tóquio, a segunda cidade mais inovadora do mundo e fez parte do grupo Toyota e do Grupo SEGA de videogames. No seu portfólio constam tecnologias patenteadas para segurança da informação, gestão de objetivos e ativos, além de serviços especializados
Fonte: Colorkrew
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Olá…
Honestamente não havia ouvir falar nesta ferramenta de gestão, falar de engajamento e melhoria de resultado me interessa bastante na minha rotina, vou procurar saber mais sobre OKR, matéria de cunho imprescindível na gestão.
Walter, como voce dá a entender, todo dia é dia de melhorar. Algo a aprender, algo a colocar em prática.