São Paulo – A Prefeitura de Jundiaí busca, a partir da Parceria Público-Privada (PPP), disponibilizar serviços como conexão wi-fi, sistema de monitoramento da segurança e iluminação inteligente que acende quando o sensor identifica movimentação de pessoas. O edital de licitação foi publicado no início do mês. O objetivo da administração é trocar todos os 47 mil pontos de iluminação convencional – em sua grande maioria de vapor de sódio, por lâmpadas de LED e preparar o caminho para o crescimento do conceito e serviço de uma smart city (cidade inteligente).
Além de iluminação de qualidade e da economia que será gerada com o novo sistema de LED, a intenção é agregar mais serviços inteligentes para a população a partir de um ponto mapeado na cidade e que já conta com infraestrutura de tecnologia. Para que o munícipe possa entender a mudança, é possível observar a iluminação em LED implantada pela Prefeitura na pista de corrida do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr Nicolino de Luca (Bolão) e a área de lazer do Vale Azul.
O modelo de PPP em licitação proporciona vantagens à administração municipal e é a alternativa mais eficiente para alavancar esses investimentos em serviços públicos no conceito de cidade inteligente.
“A iluminação em LED não somente amplia a eficiência energética como reduz custos – redução de quase 50% de consumo de energia – a partir de sistemas inteligentes, assim como poderá oferecer pontos de monitoramento para segurança feita pela Guarda Municipal, além de permitir a instalação de sensores para outros serviços que utilizam IOT (internet das coisas), como a semaforização inteligente e a sinalização que dialoga com o transporte coletivo e que servem para agilizar os deslocamentos pela cidade. Além disso, a cidade mais iluminada ficará mais segura”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
A PPP define a modalidade de concessão administrativa para gestão, modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura, com sustentabilidade ambiental, do sistema de iluminação pública do Município de Jundiaí. Considerando inicialmente a substituição da iluminação funcional viária, que representa 95,4% dos pontos de iluminação pública do parque do Município, demonstram uma economia de energia de 48,58%.
Fonte: Procel Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!