Ao todo serão até 46 MWp para o Grupo Prime, que detém uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil
A Helexia, player internacional de transição energética, assinou um contrato de Geração Distribuída com a Exata Energia, empresa do Grupo Prime Energy, que detém uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. O acordo, com duração de 20 anos, foi assinado no início de junho e prevê a entrega de projetos em diferentes estados, totalizando 46 MWp de capacidade instalada.
Com a parceria, a Helexia desenvolverá usinas fotovoltaicas com capacidade instalada de 13 MWp no Paraná, 26 MWp em São Paulo e 7 MWp em Goiás. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano e sejam entregues no segundo semestre de 2024.
“A Helexia tem se desenvolvido positivamente no cenário do país e ficamos muito felizes em ter parceiros com a relevância do grupo Prime Energy. Essa parceria fortalece a mensagem de que estamos assumindo um importante posicionamento na transição energética brasileira e de que estamos aumentando a confiança do mercado em nós”, comemorou Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil.
“O Grupo Prime foi pioneiro em seu posicionamento na Geração Distribuída (GD) o que nos levou a ter uma das maiores gestoras de GD do país. É natural que o negócio de energia por assinatura por meio da geração compartilhada estivesse em nosso radar. Para isto, optamos por contratos com geradores experientes e relevantes no cenário da GD como a Helexia, parceiro que admiramos e estamos muito felizes em ter em nosso portfólio”, comentou Bernardo Marangon, atualmente sócio da Exata Energia.
“O acordo com o Grupo Prime é muito benéfico para a estratégia de crescimento da Helexia no Brasil, que tem contado com importantes atores para fazer com que a transição energética aconteça. Estamos muito contentes com mais essa importante parceria com um grande grupo como a Prime”, completou Bruno Vieira, diretor comercial e de desenvolvimento de negócios da Helexia Brasil.
Aurélien acrescenta que, atualmente, a Helexia conta com um pipeline que soma mais de 400 MWp. Deste montante, devem entrar em operação, até o início do ano que vem, 110 MWp.
Sobre a Helexia
A Helexia desenvolve e investe em projetos customizados para que clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade. A empresa opera no Brasil desde 2020, possui mais de onze anos de experiência na França e conta com aproximadamente 400 colaboradores localizados em mais de nove países. Oferece soluções inovadoras, eficientes e integradas para a otimização energética de edifícios, indústrias, comércio e unidades de varejo. A Helexia tem alguns pilares prioritários, como: produção local de energia limpa e eficiência energética, assim como gestão de energia e mobilidade elétrica.
Sobre o Grupo Prime
Formado por um conjunto de empresas que oferecem uma ampla cobertura de soluções para o mercado energético, o Grupo Prime tem como sua operação principal a Prime Energy, uma das 5 maiores comercializadoras independentes do país. A empresa opera no Brasil desde 2010, e soma mais de treze anos de experiência com aproximadamente 180 colaboradores localizados em mais de 10 estados brasileiros. As atividades do Grupo tiveram início com o negócio de gestão de energia para grandes consumidores, culminando na abertura da comercializadora pouco tempo depois. Em 2018, a Exata Energia é fundada com a mesma estrutura (consultoria e comercializadora), ofertando soluções para geradores de energia e consumidores autoprodutores. Em 2020, o Grupo funda a Ativa Energia, focada em eficiência energética e soluções inovadoras para o setor elétrico. Já em 2021, adquire a Arion, com foco em gestão de energia, ampliando ainda mais o alcance das soluções. Assim, o Grupo tem como diretriz central uma sólida entrega de performance, inteligência e economia para seus clientes.
Fonte: Vanessa Carmo
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!