A Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), uma instituição que desenvolve, aplica e dissemina conhecimentos da engenharia de produção no Brasil, organiza, no próximo dia 31 de março, o Fórum Energia e Sustentabilidade. O evento − que celebra os 55 anos da instituição − apresentará um debate entre especialistas sobre o contexto dos mercados de energias renováveis, energia limpa, tecnologia e o papel das agências reguladoras do setor. O Fórum tem apoio de mídia do Canal Energia e é gratuito. A transmissão online será ao vivo, das 14h às 15h15, pelas plataformas Youtube e LinkedIn.
No debate, participarão Rubens Ometto, presidente do Grupo Cosan; Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletronuclear; e o professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Arthur Barrionuevo. O moderador do Fórum será o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP Erik Eduardo Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
De acordo com o presidente da FCAV, João Amato Neto, realizações como o Fórum Energia e Sustentabilidade “são um marco para a história da instituição. Servem para mostrar o importante papel que a Fundação tem desempenhado em todos esses anos, em promover intercâmbios de informações e difusão de conhecimentos para viabilizar e estimular o diálogo entre empresas, governos, especialistas e a sociedade”.
Desde sua fundação − criada em 1967 pelos professores da Universidade de São Paulo (Poli-USP) — a Fundação vem desenvolvendo soluções para os problemas sociais, econômicos e ambientais do país. Para a FCAV, toda realidade pode ser modificada por meio da melhor gestão dos recursos disponíveis e do olhar integrador e multidisciplinar da ciência e da tecnologia.
A Fundação Vanzolini atua sobre quatro eixos principais: Educação, com programas de formação e desenvolvimento de pessoas e equipes por meio de cursos de curta, média e longa duração; Certificação de produtos e sistemas de gestão para organizações e instituições públicas e privadas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I); e Soluções para problemas complexos, atendendo às diferentes demandas de instituições públicas e privadas.
Perfil dos participantes do Fórum Energia e Sustentabilidade, da Fundação Vanzolini:
Erik Rego
Diretor de Energia Elétrica da EPE e professor doutor da POLI-USP
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (POLI-USP), Erik Rego é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica e possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP). Também tem mestrado e doutorado em Economia da Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Illinois, Estados Unidos, e possui especialização em derivativos pela BM&F. Rego foi diretor da Excelência Energética Consultoria, professor do Departamento de Economia da FEA-USP, professor de economia da ESEG, professor da Fundação Vanzolini, vice-coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (pós-graduação lato sensu) das USP e Presidente do Comitê de Energia da AMCHAM.
Com experiência em banco de investimento e empresa de consultoria, atua há aproximadamente 15 anos no setor de Energia Elétrica.
DEBATEDORES
Rubens Ometto Silveira Mello
Empresário, fundador e presidente do Grupo Cosan
Rubens Ometto Silveira Mello, graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo, além de acionista controlador das empresas. O empresário possui mais de 40 anos de experiência na gestão de grandes empresas, nas áreas administrativa e financeira.
Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio, é um dos fundadores da UNICA — Associação Brasileira da Indústria de Cana – e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Leonam Guimarães
Presidente da Eletronuclear e membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
Leonam Guimarães é diretor presidente da Eletronuclear, ex-coordenador do Programa de Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil, professor de Gestão da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e de Engenharia da POLI-USP, diretor-técnico e Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA (AMAZUL) e Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, além de Diretor Técnico da Eletronuclear.
Guimarães possui cerca de 30 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento, engenharia, aquisição e construção de sistemas navais e nucleares. Além disso, é membro do Conselho da Associação Nuclear Mundial (WNA), membro do Grupo Consultivo Permanente da AIEA sobre Energia Nuclear (SAGNE) e do Grupo Internacional de Especialistas em Responsabilidade Nuclear (INLEX), ex-presidente da Seção Latino-Americana – American Nuclear Society e autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e política nuclear.
Arthur Barrionuevo Filho
Professor doutor de Economia da FGV-SP, nas Escolas de Administração e de Direito
Arthur Barrionuevo é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), nas Escolas de Administração e de Direito. Foi Presidente do Conselho de Administração da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), instituição financeira dedicada ao financiamento de P&D das empresas brasileiras e atuou como secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, no qual foi responsável por políticas públicas de apoio à inovação empresarial.
Na área de defesa da concorrência, serviu como conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a autoridade antitruste brasileira. Atua como consultor em políticas de concorrência e questões regulatórias. Barrionuevo também tem diversos artigos publicados em jornais sobre questões como a concorrência e políticas de concorrência e regulação.
Fórum Energia e Sustentabilidade
Data: 31 de março de 2022
Horário: 14 horas
Duração: 1h15 (podendo se estender até 1h30)
Local: Evento online, com transmissão ao vivo pelas plataformas Youtube e LinkedIn.
Fonte: Alzira Hisgail ou Eduardo Gomes
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!