São Paulo, novembro de 2021 – O setor de gás natural no Brasil está passando por um processo de transição com a abertura do mercado. Prova disso é que o País se tornou um dos principais importadores do mundo desse insumo. Segundo o Kpler, fornecedor de soluções de inteligência para mercados de commodities, entre janeiro e setembro foram importados 5,1 milhões de toneladas de gás natural do mercado internacional, um recorde nacional.
Em busca de ajudar consumidores a comprarem o insumo, Schneider Electric se posiciona como consultoria independente
Fonte de combustível para fornecimento de calor, o mercado de gás natural se apresenta muito promissor e em franco desenvolvimento, com medidas significativas em direção à construção de um ambiente seguro e propício a diversas oportunidades.
Estimativas da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) apontam que o Brasil tem potencial de produzir, até 2030, cerca de 30 milhões de metros cúbicos por dia de biometano, que pode ser usado como combustível com um potencial energético equivalente ao do gás natural fóssil.
Acompanhando a evolução da regulamentação no setor e promovendo análises dos seus impactos, ao longo de três décadas, a Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, desenvolveu extensa atuação e expertise no entendimento da commodity, permitindo que indústrias se beneficiem com melhores contratos do ponto de vista econômico e de segurança.
Além disso, no dia 1º de dezembro, às 11 horas (GMT-3:00), realizará o webinar “Mercado de Gás – Mercado Livre, Oportunidades e Desafios” para que Ricardo Cantarani, responsável pela área de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Roberto Damian, especialista em Energia da Schneider Electric; Diego Alveno, gerente de Comercialização e Marketing da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás); e Mariana Janguas, consultora de negócios da Schneider Electric contem suas experiências e mostrem como o mercado de gás natural poderá trazer grandes oportunidades para os consumidores através de sua liberalização.
A empresa está focada em ajudar seus consumidores a comprar gás natural, realizando enquadramento de segmento e classe, projeção e adequação de tarifas e preços, otimização da capacidade, análise de condições de suprimento na distribuidora, gestão de contratos e consumo e todos os serviços necessários para assessorar os consumidores a aproveitarem as oportunidades existentes no mercado.
“Além da evolução de um mercado cativo para livre, o gás vem assegurando sua importância na matriz energética, haja vista sua segurança por fornecimento não intermitente e a associação da fonte a alternativas de cogeração e projetos de eficiência. De tal forma, pode ser considerado como a fonte/tecnologia de transição para modelos e matrizes mais limpas, tornando-se um grande aliado para associar crescimento econômico e confiabilidade à diminuição de carbonização”, comenta Mathieu Piccin, diretor de Serviços de Energia e Sustentabilidade na Schneider Electric para a América do Sul.
Por estar em franco desenvolvimento e criação, a empresa destinou esforços internos a fim de elaborar um panorama do setor para dar suporte às tomadas de decisão. Nele, seus clientes têm a oportunidade de participar da criação e até mesmo contribuir para que, mais adiante, possam estar atuando em um ambiente dinâmico que atenda aos interesses de mercados de todos.
Informações úteis
Evento: Mercado de Gás – Mercado Livre, Oportunidades e Desafios
Data e hora: 1º de dezembro, às 11 horas
Custo: Gratuito
Link: https://bit.ly/31byglx
Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. Chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.
Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.
Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.
Fonte: RPMA Comunicação
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!