Rio de Janeiro – O cenário mundial não deixa dúvidas de que sistemas de gestão ambiental e eficiência são essenciais para a indústria como um todo. Com isso, novos modelos de promoção da eficiência energética estão surgindo em todo mundo pensando não só em redução de custo e consumo, mas também na mudança de paradigma ambiental em uma corporação.
Pensando nisso, a siderúrgica Ternium Brasil, antiga CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), está implementando a Norma ISO 50.001 em diversas unidades da América Latina. A norma busca atingir metas tangíveis para otimização do consumo de energia, além de promover a melhoria no desempenho que leve a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A primeira planta do grupo a obter essa certificação foi a unidade do Rio de Janeiro, e, apesar do pouco tempo, já foram alcançados diversos resultados satisfatórios, como a economia no custo de produção das placas de aço. “A redução na emissão de gases de efeito estufa foi de cerca de 38.000 toneladas de gás carbônico por ano, desde a implantação da norma. De 2014 para 2017, houve uma redução de 6,2% da energia necessária para a produção de 1 tonelada de placa, diminuindo de 22.997 MJ/t de aço bruto para 21.561 MJ/t de aço bruto”, ressalta a empresa em nota.
Atualmente, a Ternium está realizando o mesmo processo para a certificação em suas unidades do Centro Industrial de Pesqueria, no México, e da Usina Siderúrgica Savio, na Argentina. Na Argentina, a empresa informou que os responsáveis pela implementação da norma estão seguindo as orientações da equipe do Brasil. A primeira área da Usina Siderúrgica Savio a ser certificada será a Aciaria, onde já está em processo o levantamento dos consumos energéticos. As demais áreas da usina na Argentina serão certificadas posteriormente, seguindo o exemplo da Aciaria.
‘Unidade brasileira da Ternium tornou-se referência nos procedimentos referentes a certificação ISO 50.001’
Já no México, o processo está mais avançado, com previsão para conclusão até junho de 2019. A equipe responsável pela certificação no país esteve em setembro no Brasil para participar da auditoria de manutenção da certificação na planta do Rio de Janeiro, como preparação para a implantação da norma na planta de Pesqueria.
A empresa também ressalta mudanças com a nova política comportamental do grupo, essencial para o sucesso da norma. “O compromisso da Ternium com o meio ambiente e o consumo eficiente dos recursos foram integradas, em junho deste ano, às políticas de Energia e Meio Ambiente da empresa. A ação busca a melhoria contínua, reduzindo o impacto dos processos no meio ambiente e mitigando os gases do efeito estufa”, completou a nota. Além disso, a Ternium Brasil vem realizando um treinamento e-learning com todos os colaboradores para fomentar a cultura da eficiência energética e a proteção ao meio ambiente.
Essas e outras medidas, juntamente com a certificação ISO 50.001 são implementadas no termo da política ambiental e de energia da empresa. Isso porque eles acreditam que para alcançar altos padrões de desempenho sustentável em todas as operações, a companhia como um todo precisa estar comprometida com a preservação do meio ambiente.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!