A CRRC Changchun, maior fabricante de trens da China, divulgou que o seu modelo de metrô da próxima geração é mais inteligente e de melhor eficiência energética em comparação com os modelos utilizados atualmente. O trem foi exibido em uma exposição recém-concluída na cidade de Changchun, capital da Província de Jilin, nordeste da China.
Equipado com um sistema de operação não tripulado, o trem é completamente automático em todas as funções, incluindo automanutenção, arranque, parada e movimento, disse Wang Zhonghai, especialista técnico da CRRC Changchun Railway Vehicles Co. Ltd.
O sistema inteligente pode monitorar o estado de operação do trem enquanto os equipamentos de segurança instalados nele podem detectar obstáculos e possível descarrilhamento, aumentando significativamente sua segurança, disse Wang durante a exposição de trânsito ferroviário concluída no domingo em Changchun.
Todos os vagões são equipados com WiFi e tecnologia LiFi incorporada, que usa luz visível para transmitir dados.
As câmeras 3D instaladas em cima das portas do trem podem calcular automaticamente o número de passageiros. Nas áreas especiais, o equipamento de apoio de audição pode fornecer assistência àqueles com deficiência de audição.
Feito de fibra de carbono, o metrô de nova geração é pelo menos 15% mais leve que um tradicional e pode reduzir o consumo de energia em cerca de 15%.
A CRRC Changchun é um importante fabricante de trens na China, com mais de 18 mil funcionários e produzindo mais de 8 mil trens cada ano. Os seus produtos foram exportados para mais de 20 países e regiões, incluindo os Estados Unidos, Austrália e Brasil.
Fonte: Xinhua
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!