Documento inédito foi elaborado pelo Centro para a 4ª Revolução Industrial do Brasil e aborda o tema sob a ótica da transformação digital integrada das organizações
São Paulo (SP), 21 de março de 2023 — O Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil), em colaboração com parceiros, elaborou o Guia de Manutenção Preditiva (GMP), que será lançado no próximo dia 29 de março, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), em São Paulo (SP). O documento é inédito e apresenta uma abordagem sob a ótica da transformação digital integrada das organizações.
A manutenção preditiva é viabilizada por meio das tecnologias da indústria 4.0 e é uma prática crescente no Brasil. Trata-se de uma metodologia norteada pelo monitoramento e diagnóstico, em tempo real, de equipamentos com o auxílio de tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), machine learning, 5G, computação em nuvem.
Em sete capítulos, o Guia demonstra os elementos essenciais para que as empresas estruturem uma estratégia de implementação de manutenção preditiva em um contexto de inovação amplo. Como proceder na aquisição e aplicação de novas tecnologias, as mudanças culturais e organizacionais necessárias às empresas, os principais desafios e as soluções, mecanismos de segurança, casos reais de aplicação de manutenção preditiva na prática, são alguns dos conteúdos tratados no GMP.
“O Guia foi pensado para apoiar as empresas e os profissionais na solução das complexidades apresentadas pela indústria 4.0, que tem mais tecnologia e mais inovação nas operações das cadeias produtivas dos diversos segmentos industriais brasileiros. Essa integração de componentes físicos e virtuais pode abrir caminhos para a atuação em novos mercados e o aprimoramento das atividades cotidianamente realizadas”, ressalta Marcos Vinícius de Souza, diretor-executivo do C4IR Brasil.
Automação na manutenção preditiva
Ao mesmo tempo em que uma máquina está em operação, o acompanhamento do desempenho dela é monitorado por sistemas computacionais avançados, que resultarão em algoritmos de predição. A partir das informações geradas, é possível antever falhas em sistemas produtivos, antecipar reparos, planejar substituições e aplicar inovação em toda a cadeia de produção de uma empresa, do operacional ao estratégico. Os dados tornam-se ferramentas essenciais para tornar os processos produtivos mais confiáveis, como também para a acuracidade de decisões gerenciais.
A aplicação da automação na manutenção preditiva permite impactos significativos nas operações, desde a redução dos custos de manutenção; das quebras de máquina e equipamentos; à diminuição do tempo de inatividade.
Entre os ganhos operacionais estão: a melhoria do relacionamento com fornecedores e clientes; a redução dos estoques de partes e peças de reposição; aumento da confiança no atendimento a prazos.
Sobre o projeto do Guia de Manutenção Preditiva
Seguindo a filosofia da Rede C4IR Global, foi formada uma comunidade de projeto para a elaboração do GMP. Participaram agentes dos governos estadual e federal, representantes da academia, empresas que demandam soluções industriais, associações, especialistas da área.
Essa rede de projeto inclui as seguintes instituições: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Carlos (UFSC); Universidade Federal do ABC (UFABC); Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Sindipeças; Deloitte; AstraZeneca; Selco; Eletrobras; Hedro; ACATE; Harbor; Mercedes; Dynamox; Logicalis; Lean 4.0; Fraunhofer; AIQuatro; Zofartec e Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN).
Sobre o C4IR Brasil – O C4IR Brasil tem a missão de fomentar a criação de um ambiente favorável à adoção de tecnologias emergentes, e para isso atua em rede, sempre contando com a expertise dos membros e parceiros.
Foi criado no Brasil através de uma parceria público-privada entre o Fórum Econômico Mundial, Governo Federal do Brasil, Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada, deu início às atividades do C4IR Brasil, em 2020. Desde então, o país integra a rede mundial dos 18 Centros Afiliados ao Fórum Econômico Mundial.
A sede do C4IR Brasil fica no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na cidade de São Paulo. O comitê gestor é composto pelo IPT, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e por agentes do setor privado. O C4IR Brasil também integra a rede de governança global de tecnologia junto com China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes.
Acesse o site do C4IR Brasil
C4IR Brasil nas redes sociais Instagram, Twitter e LinkedIn
Serviço:
Lançamento do Guia de Manutenção Preditiva
Data: 29/03/2023
Horário: 8h30 às 11h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT Auditório do prédio 50 | Av. Prof. Almeida Prado 532 – Cid. Universitária Butantã
Informações à imprensa:
(61) 3968-8557 | 99510.0503
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Evento de vanguarda tecnológica. Parabéns a todos os envolvidos nesta ação promissora.
Toda e qualquer iniciativa para disseminação de conhecimento sempre é bem vinda, não é mesmo Flavio?