A distribuição industrial no Brasil é tradicionalmente marcada pelo elevado agrupamento de indústrias na região Sudeste do país, embora o país tenha experimentado uma tendência de descentralização da produção nas últimas décadas.
A história da industrialização brasileira:
A concentração industrial no Brasil ocorreu durante o Governo Vargas, com o fortalecimento da política de substituição de importações após a Crise de 1929 e o declínio da economia cafeeira. Devido às estruturas de transporte e comunicação existentes e ao poder econômico e político das elites nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, a maioria das indústrias se estabeleceu nessas áreas, enfraquecendo a produção têxtil e alimentícia predominante na região Nordeste.
Durante o Governo JK, houve um novo incentivo à industrialização do Brasil, com base na política de substituição de importações. A indústria automobilística liderou esse processo, resultando em uma concentração ainda maior das indústrias no país.
Para mudar essa situação, o governo brasileiro começou a trabalhar para promover uma maior democratização da indústria, o que foi alcançado a partir de 1968 com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus. Além disso, usinas hidrelétricas, como Tucuruí e Sobradinho, foram construídas na região Norte do país para oferecer condições para a instalação de mais empresas em todo o país.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!