Siemens e Microsoft impulsionam a produtividade industrial com inteligência artificial generativa
- O novo aplicativo Teamcenter da Siemens integrado à plataforma Teams da Microsoft usa IA para aumentar a produtividade e a inovação em todo o ciclo de vida do produto.
- O assistente desenvolvido com o OpenAI Service do Azure pode expandir a criação, otimização e depuração de código do software para automação de fábrica.
- IA industrial permite inspeção visual de qualidade na fábrica.
São Paulo, 20 de abril de 2023 – A Siemens e a Microsoft estão usando o poder colaborativo da inteligência artificial (IA) generativa para ajudar as empresas industriais a impulsionar a inovação e a eficiência em áreas como projeto, engenharia, manufatura e ciclo de vida operacional dos produtos. Para aprimorar a colaboração multifuncional, as empresas estão integrando o software Teamcenter® da Siemens para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM, na sigla em inglês) à plataforma de colaboração Teams da Microsoft e aos modelos de linguagem no OpenAI Service do Azure, e em outros recursos de IA do Azure. Na feira Hannover Messe, as duas empresas líderes em tecnologia vão mostrar como a IA generativa pode aprimorar a automação e as operações da fábrica por meio do desenvolvimento de software, relatórios de problemas e inspeção visual de qualidade com tecnologia de IA.
“A integração de IA às plataformas de tecnologia mudará consideravelmente a forma como trabalhamos e como cada empresa opera”, disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft. “Com a Siemens, disponibilizamos o poder da IA para mais organizações industriais, permitindo que elas simplifiquem os fluxos de trabalho, eliminem silos e colaborem de forma mais inclusiva para acelerar a inovação centrada no cliente.”
Funcionários da fábrica conectados a equipes de todas as funções de negócios por meio de aplicativos colaborativos com tecnologia de IA
Com o novo aplicativo Teamcenter para a plataforma Teams da Microsoft previsto para o final de 2023, as empresas vão permitir que engenheiros de projeto, funcionários da linha de frente e equipes em funções de negócios fechem os ciclos de feedback com mais rapidez e que resolvam os desafios juntos. Por exemplo, engenheiros de serviço ou operadores de produção podem usar dispositivos móveis para documentar e relatar problemas no projeto ou na qualidade do produto usando a fala natural. Com o OpenAI Service do Azure, o aplicativo pode analisar esses dados informais de fala, gerando automaticamente um relatório resumido e encaminhando-o dentro do Teamcenter para o responsável pelo projeto, engenharia ou manufatura. Para promover a inclusão, os trabalhadores podem registrar suas observações em seus idiomas preferidos, que são traduzidas para o idioma oficial da empresa com o Microsoft Azure AI. A plataforma Teams fornece recursos fáceis de usar, como notificações push, para simplificar as aprovações do fluxo de trabalho, reduzir o tempo necessário para solicitar alterações no projeto e acelerar os ciclos de inovação. O aplicativo Teamcenter para Microsoft Teams permitirá que milhões de trabalhadores sem acesso às ferramentas de PLM atualmente causem um impacto no processo de projeto e manufatura com mais facilidade, como parte de seu fluxo de trabalho atual.
Fábricas operando com engenharia de software de automação baseada em IA
A Siemens e a Microsoft também estão colaborando para ajudar desenvolvedores de software e engenheiros de automação a acelerar a geração de código para controladores lógicos programáveis (CLP), que são os computadores industriais que controlam a maioria das máquinas nas fábricas em todo o mundo. Na feira Hannover Messe, as empresas vão apresentar um conceito de como o ChatGPT da OpenAI e outros serviços de IA do Azure podem expandir as soluções de engenharia de automação industrial da Siemens. A apresentação vai destacar como as equipes de engenharia podem reduzir significativamente o tempo e a probabilidade de erros gerando código CLP por meio de entradas de linguagem natural. Esses recursos também ajudam as equipes de manutenção a identificar erros e gerar soluções passo a passo com mais rapidez.
“A inteligência artificial poderosa e avançada surge como uma das tecnologias mais importantes para a transformação digital”, disse Cedrik Neike, membro do conselho administrativo da Siemens AG e CEO da Digital Industries. “A Siemens e a Microsoft estão se unindo para implementar ferramentas como o ChatGPT, que vai ajudar funcionários de empresas de todos os portes a colaborar e inovar de novas formas.”
Identificação e prevenção de defeitos nos produtos com IA industrial
É fundamental detectar defeitos na produção antecipadamente para evitar ajustes caros e demorados na produção. A visão computacional da IA industrial permite que as equipes de gestão de qualidade expandam o controle de qualidade, identifiquem variações nos produtos com mais facilidade e façam ajustes em tempo real com mais rapidez. Na feira Hannover Messe, usando o Azure Machine Learning da Microsoft e o Industrial Edge da Siemens, as equipes vão mostrar como as imagens e os vídeos captados por câmeras podem ser analisados por sistemas de aprendizado de máquina e usados para construir, implementar, executar e monitorar modelos na visão de IA na fábrica.
Essa colaboração faz parte do relacionamento estratégico entre a Siemens e a Microsoft em mais de 35 anos de inovação conjunta, beneficiando milhares de clientes. Outras áreas de colaboração incluem o Senseye on Azure, que permite que as empresas executem manutenção preditiva em toda a empresa, além de suporte a clientes que buscam hospedar seus aplicativos de negócios no Microsoft Cloud para executar no Azure soluções da plataforma de negócios digital aberta Siemens Xcelerator, incluindo Teamcenter. A Siemens também tem uma parceria com a Microsoft como parte de sua estratégia Zero Trust.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!
Favor enviar exemplos concretos já aplicados com testes em Indústrias de fabricarão de peças pra Automoveis, instrumentos e equipamentos hospitalares mais utilizados em cirurgias com auto risco .