Energy Future lança ciclo de digitalização de sua Agenda Setorial
O ciclo tem objetivo de difundir conteúdo informativo e mostrar como a transformação digital já é uma realidade no setor elétrico
São Paulo, maio de 2022- O Energy Future vai lançar, em junho, mais um ciclo de sua Agenda Setorial, que será inaugurado com o tema “Digitalização” , que mostra como a transformação digital já é uma realidade no setor elétrico. Essa fase da Agenda destaca a importância de lembrar que não basta apenas adquirir as mais avançadas tecnologias, é necessário um olhar para a cadeia de consumo com mindset digital.
Para o setor elétrico não é diferente, a transformação digital viabilizou avanços expressivos em relação à automação da rede de energia, mas também causou mudanças significativas nos padrões de consumo, como explica o head de Inovação no Energy Future, Luiz Felipe Pamplona. “Os impactos e prioridades em relação à digitalização são diferentes para cada player, de acordo com sua atuação no setor elétrico brasileiro. O Ciclo de Digitalização vem com o propósito de trazer perspectivas de estruturação setorial, mesmo quando olhando para soluções que atendam verticais específicas da cadeia de GTD e Comercialização”, afirma.
Neste ciclo serão propostos 4 temas iniciais pautados nos 4 segmentos de atuação do setor elétrico brasileiro, são eles:
Operações de campo: pessoas e ativos; Gestão de DER’s; Gestão e monitoramento de ativos; Renováveis em áreas remotas; Predição energética.
Transmissão: Manutenção Preditiva; Confiabilidade e resiliência de rede; Gestão e monitoramento de ativos; Capacitação de capital humano; Diagnóstico e Planejamento de Rede.
Distribuição: IoT – Smart energy, Smart grid, Smart cities; Segurança de rede e Blockchain; Gestão e monitoramento de ativos; Compartilhamento de infraestrutura Gestão da Iluminação Pública; Resposta à demanda.
Comercialização: Experiência do consumidor; Gestão e análise de dados (big data, data lake, data analytics, etc.); Gestão de Risco Migração e gestão de consumidores livres; Soluções de pagamento.
“O objetivo desse ciclo é difundir conteúdo informativo que comunique as perspectivas e entendimentos relativos ao tema, fomentando a geração de soluções aderentes. Estamos abertos a parcerias com empresas que queiram se juntar a nós nessa proposta e queiram se posicionar como referências setoriais no tema. Isso se dá através da participação de webinars, citações em relatórios e materiais produzidos, publicação de artigos. A intenção é promover e articular discussões pautadas em temas estratégicos com o objetivo de coletar e consolidar perspectivas, entendimentos e planos de ação”, completa Luiz.
Sobre a Agenda Setorial
A Agenda Setorial é um programa que identifica e prioriza temas estruturantes do setor elétrico. A iniciativa conta com a parceria de empresas do setor e tem como objetivo identificar e priorizar as dores do mercado de energia elétrica, criando uma rota tecnológica de ação em torno de assuntos estratégicos.
O primeiro ciclo lançado foi direcionado pelo tema de cibersegurança. Encerrado no mês de Abril, teve como objetivo mapear soluções e organizações que pudessem contribuir na estruturação setorial da segurança cibernética. A iniciativa contou com as empresas Accenture, Energisa, Furnas, 2W Energia, Copel e Atiaia Renováveis.
Sobre o Energy Future
O Energy Future é uma plataforma de inovação que desenvolve soluções tecnológicas para o setor de energia elétrica, acreditando na conexão e na colaboração entre diferentes atores para estimular a cultura de inovação. Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo e todos os passos da Agenda Setorial.
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!