O serviço “Coleta em Casa” está disponível em todo Brasil e o material recolhido será totalmente encaminhado para a reciclagem
Somente em 2021, a Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, destinou para a reciclagem, mais de 870 toneladas de resíduos eletrônicos, possibilitando o reaproveitamento dos materiais sem utilidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Para que esse números continuem crescendo e, consequentemente, toda a cadeia da reciclagem seja beneficiada, a gestora, em parceria com a GM&C, empresa que oferece soluções em logística reversa e reciclagem, acabam de lançar um serviço de coleta de eletroeletrônicos em domicílio, o “Coleta em Casa”.
Por meio do serviço, os consumidores que moram em qualquer cidade do Brasil poderão descartar seus aparelhos eletroeletrônicos quebrados ou sem utilidade. Para isso, basta acessar o site, realizar o cadastro, selecionar os produtos que serão recolhidos e agendar a data para a coleta.
Após esse processo, o sistema calculará o valor a ser pago com base no produto que será descartado e a localidade do consumidor. Todo o serviço que envolve a coleta do produto até a sua destinação final ambientalmente correta será realizado pela GM&C, mas o consumidor só pagará um valor correspondente ao serviço de transporte/coleta e sem nenhuma margem de lucro.
O “Coleta em Casa” é mais um aliado para os consumidores que desejam descartar corretamente seus eletroeletrônicos, mas ainda não são atendidos por um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) da Green Eletron. Atualmente, a gestora possui mais de 1.000 desses pontos de coleta distribuídos em 13 estados e no Distrito Federal e mais de 7.800 exclusivamente para o descarte de pilhas, localizados em todo o país.
Outra vantagem do “Coleta em Casa” é para os consumidores que têm em sua residência aparelhos eletroeletrônicos de grande porte como televisões, máquinas de lavar, geladeiras etc. “Além desses produtos não poderem ser recebidos pelos PEVs, muitas pessoas têm dificuldade de levá-los para o descarte em alguma campanha de coleta promovida pela gestora. Com o serviço, esses produtos poderão ser recolhidos com toda a segurança e conforto de estar em casa”, explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
Sobre a Green Eletron
A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.
Fonte: Ecomunica
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!