Desvendar a proteção de instalações elétricas é coisa de criança? Maya e Splitz mostram que sim, no último episódio da temporada da websérie da Fundação Siemens
A menina astronauta Maya e o alienígena Splitz vivem última aventura no espaço aprendendo sobre circuitos elétricos e disjuntores
Quarto episódio já está disponível no Youtube, encerrando a primeira temporada da websérie que está hospedada aqui
Experimento Lab se insere dentro do conceito STEAM – Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math)
Depois de se aventurar pelo espaço, a menina astronauta Maya e seu companheiro de nave Splitz voltam para a Terra. No quarto e último episódio do Experimento Lab que já está disponível no Youtube aqui, a dupla explora conceitos de transmissão de energia, circuitos elétricos, disjuntores e outros temas ligados à tecnologia — assuntos que fazem parte da identidade da Siemens desde a sua criação, há 175 anos. A websérie é uma iniciativa da Fundação Siemens e nasceu para estimular a participação de meninas e mulheres na Ciência. Temas extremamente relevantes são trabalhados para além dos experimentos, como os conceitos de energia, gravidade, atmosfera, entre outros. A temporada completa estará hospedada aqui.
O primeiro episódio foi lançado no dia 11 de fevereiro (Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência) e está disponível no Youtube aqui. O segundo, aqui, subiu no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Desenvolver um conteúdo em formato audiovisual associado a essa experiência é reforçar nosso foco na dimensão das artes”, diz Bianca Talassi, responsável no Brasil pela Fundação Siemens, e completa “no final das contas, o objetivo é promover a união entre crianças e adultos em busca de um mundo mais sustentável e justo”.
No terceiro episódio, disponível aqui, Maya e Splitz desvendam os cinco sentidos do corpo humano – visão, audição, paladar, olfato e tato, de maneira lúdica e divertida. No quarto, a dupla discorre sobre a importância da proteção de instalações elétricas. “A websérie também traz elementos de homenagem e referência a outras obras cinematográficas de ficção científica, reforçando a importância da cultura na formação do conhecimento da sociedade“, diz Rebeca Andrade, líder do projeto.
Conceito STEAM
O Experimento Lab se insere no conceito STEAM de educação que a Fundação Siemens segue. A sigla em inglês reúne os termos Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math). Entre as iniciativas, está o Programa Experimento, que estimula crianças do Ensino Fundamental a desenvolver o pensamento científico por meio de proposições reais, usando barbante, pilha, bloquinhos de madeira, entre outros. Desenvolver um conteúdo em formato audiovisual associado a essa experiência é reforçar o foco na dimensão das artes. O vídeo é mais uma forma de disseminar os conteúdos associados a esses valores.
A Goal Projetos é a empresa responsável pela realização do projeto e recebeu da Fundação Siemens as diretrizes temáticas, cronogramas de produção, entrega e lançamento do conteúdo. Também foi responsável por selecionar, contratar e instruir a equipe atuante. A produção audiovisual é da Habitante Filmes. Todo o desenvolvimento do trabalho foi supervisionado pela equipe da Goal, tomando-se cuidado para que o roteirista e os produtores utilizassem o Programa Experimento para elaborar as temáticas centrais e realizar as gravações dos episódios.
Nos últimos anos, a Fundação Siemens tem estabelecido parcerias com entidades, empresas e governos para implementar o conceito em diversas escolas do Brasil e fomentar o advocacy da educação STEAM. As dimensões continentais do país aumentam o desafio de atingir um número ampliado de estudantes, e o formato da websérie, reproduzida no Youtube, estende esse alcance. Como as demais iniciativas de educação da instituição, este projeto é baseado no conceito Open Education Resource, cujo objetivo final é inspirar e transformar a sociedade por meio do conhecimento.
Contato para imprensa:
InPress Porter Novelli
Cinthia Rodrigues
Tel.: +55 11 99946-3687
E-mail: cinthia.rodrigues@inpresspni.com.br
Patricia Odenbreit
Tel.: +55 21 96674-6403
E-mail: patricia.odenbreit@inpresspni.com.br
Sobre a Fundação Siemens
Com mais de 35 anos de história, a Fundação Siemens atua em diversas frentes para contribuir com a educação no Brasil. Coordena ações de cidadania corporativa das empresas do Grupo Siemens no Brasil e da Siemens Energy, e desde 2020, é responsável pela governança dos projetos de ações humanitárias para combate à Covid-19, realizando campanhas de arrecadação de fundos. É responsável pelo programa Aprendiz Social em Jundiaí (SP) e capacita jovens de 18 a 21 anos, formando Assistentes Administrativos. Na localidade Anhanguera, o programa Formare Social certifica jovens de 17 a 19 anos como Assistente Administrativo e de Projetos. Outra iniciativa da instituição na área de educação é o programa Experimento, criado com o propósito de desenvolver professores de escolas públicas para aplicar o pensamento científico junto a crianças do Ensino Fundamental. A Fundação Siemens também é responsável pela governança dos projetos associados às leis de incentivo do Brasil e conta com um forte programa de Voluntariado, contribuindo para a emancipação e a transformação da realidade das famílias que vivem no entorno. Além dos colaboradores das empresas do Grupo Siemens no Brasil e da Siemens Energy, a comunidade voluntária também é formada pelos aposentados e familiares. Durante a pandemia da COVID-19, o Programa de Voluntariado conta com uma força tarefa para Ações Humanitárias.
Para mais informações acesse nosso website
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!