Em ponto de inflexão da indústria, companhia prevê alcançar a liderança em participação de mercado de EV nos EUA e anuncia a expansão de seu portfólio de veículos e novos negócios em mobilidade
DETROIT — A presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, em palestra virtual hoje na CES 2022, detalhou as mudanças que estão vindo à medida em que a sociedade se move rumo à adoção em massa de veículos elétricos. A GM está se transformando de produtora de veículos para uma empresa de plataformas de inovação.
“A tecnologia impulsionada por propósito mudará o mundo”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM. “A GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso com uma visão de mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. À medida que implementamos nossa estratégia de crescimento, temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium.”
A mensagem “Ultium Effect” da GM orienta a experiência virtual da empresa na CES, acessível pelo link. O site mostra as ondas de mudança que começaram com a introdução da plataforma Ultium EV da GM no início de 2020. A Ultium, que foi recentemente reconhecida pela Fast Company como “a próxima coisa importante na tecnologia em 2021”, é a base de veículos como a picape GMC HUMMER EV Edição 1 e o BrightDrop EV600, que foram entregues aos primeiros clientes no final do ano passado, bem como o Cadillac LYRIQ, cujas entregas começarão neste ano.
A atração principal da GM na CES 2022 é a apresentação da Chevrolet Silverado EV, que foi completamente desenvolvida a partir do zero e que utiliza a mais recente tecnologia Ultium, própria para veículos elétricos. Prevista para chegar ao mercado norte-americano em 2023, a picape será comercializada em duas versões RST e WT, esta voltada para frotistas. Ambas, no entanto, oferecem uma combinação inédita e impressionante de desempenho, robustez, tecnologia e estilo. A Silverado EV oferecerá uma autonomia estimada de mais de 640 quilômetros com uma carga completa, capacidade para fornecer energia até para carregar outros EVs, esterçamento e tração nas quatro rodas, teto panorâmico, sistema que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, multimídia de 17 polegadas e sistema de atualização remota de sistemas eletrônicos (over the air).
Confira outras notícias apresentadas na CES:
- O plano da GM para alcançar a liderança em participação de mercado de EV nos EUA, além da Chevrolet Silverado EV, incluirá o Chevrolet Equinox EV SUV com um preço estimado a partir de 30.000 dólares nos EUA, assim como o Chevrolet Blazer EV. Esses três produtos colocarão os EVs da Chevrolet nos dois maiores segmentos da indústria e em um dos segmentos de crescimento mais rápido nos EUA.
- A GM está trabalhando para construir um movimento EV além de seu negócio de varejo através do ecossistema BrightDrop, da Chevrolet Silverado EV Work Truck e de vendas de componentes para veículos comerciais e recreativos. Os clientes frotistas incluem FedEx e Walmart (BrightDrop EV 600), bem como Enterprise e Quanta (Chevrolet Silverado EV).
- Com o suporte do portfólio de EVs da marca Chevrolet em rápida expansão, a GM pretende ser líder em veículos elétricos. Somente com o seu portfólio de EVs atual e com os próximos lançamentos anunciados — incluindo vans elétricas BrightDrop, Chevrolet Silverado EV, Equinox EV, Blazer EV, Bolt EV e EUV, junto com GMC Sierra EV, GMC HUMMER EVs e Cadillac LYRIQ e CELESTIQ — a GM acredita que nenhuma outra montadora hoje pode se comparar ao alcance do crescente portfólio totalmente elétrico da GM.
- A GM e sua subsidiária Cruise estão buscando um caminho abrangente para a mobilidade autônoma com o objetivo de entregar o primeiro veículo autônomo pessoal da General Motors já em meados desta década.
- O trabalho contínuo da GM e da Cruise em conjunto criará economias de escala que reduzirão os custos e aumentarão a qualidade das redes de compartilhamento e entrega da Cruise, ao mesmo tempo em que os veículos autônomos irão gerar impactos positivos para um público maior.
- O Super Cruise estará disponível em 22 modelos das marcas GM até 2023, enquanto o Ultra Cruise, que permitirá uma experiência completa de direção sem as mãos, entra em produção em 2023. O sedã Cadillac CELESTIQ baseado na plataforma Ultium, estará entre os primeiros modelos a serem equipados com esta tecnologia.
- A GM será a primeira empresa a usar a plataforma Snapdragon Ride™ da Qualcomm Technologies para tecnologia avançada de assistência ao motorista, com software desenvolvido internamente pela GM. Co-desenvolvida pela GM e pela Qualcomm para o Ultra Cruise, a nova arquitetura de computação terá a capacidade de processamento de várias centenas de computadores pessoais, apesar de ter apenas o tamanho de dois laptops empilhados.
- Expansão do portfólio conceitual da Cadillac com os veículos autônomos InnerSpace e OpenSpace. Estes dois novos conceitos se baseiam no veículo vertical de decolagem e aterrissagem PersonalSpace e no veículo autônomo pessoal SocialSpace apresentado na CES no ano passado e, juntos, os quatro ilustram um futuro potencial para viagens multimodais de luxo quando a plataforma Ultium EV e o software Ultifi da GM são combinadas com tecnologia de direção autônoma.
- Novos exemplos de possíveis experiências do cliente habilitadas pelo Ultifi, plataforma de software veicular ponta a ponta da GM que permite a entrega frequente e contínua de recursos definidos por software, serviços e experiências de propriedade. Isso inclui o “Modo de potência máxima”, que recalibra veículos elétricos para aceleração mais rápida; “Escolha seu próprio modo de aventura”, que cria uma caça ao tesouro para descobrir lojas, restaurantes ou pontos de referência e o “Modo Planetário”, que usa o GPS de um veículo para projetar constelações próximas nas telas dos veículos.
“Estamos testemunhando o que é possível quando inovadores e solucionadores de problemas abraçam a oportunidade de mudar o mundo, sabendo que têm as ferramentas e a tecnologia para fazer exatamente isso”, afirmou Wahl. “Com essa capacidade, vem a responsabilidade de usá-la. A plataforma Ultium da GM significa que não precisamos mais imaginar um futuro com emissão zero; podemos começar a construí-lo.”
A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico inclusivo e acessível a todos. No centro desta estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que irá fornecer energia para tudo, desde veículos para o mercado de massa até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e entidades de joint venture vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo a OnStar, líder global em serviços de proteção e segurança para veículos, podem ser encontradas no site.
1Disponível no MY24 WT e RST. Intervalo estimado da GM com base na capacidade atual de projeção analítica consistente com a revisão SAE J1634 2017 – MCT. A faixa real pode variar com base em vários fatores, incluindo temperatura, terreno, idade da bateria, carga e como você usa e mantém seu veículo. As estimativas da EPA ainda não estão disponíveis.
Nota cautelar sobre declarações prospectivas: este comunicado à imprensa e comentários relacionados da administração podem incluir “declarações prospectivas” de acordo com o significado das leis de valores mobiliários federais dos Estados Unidos. Declarações prospectivas são quaisquer declarações que não sejam de fatos históricos. As declarações prospectivas representam nosso julgamento atual sobre possíveis eventos futuros e são frequentemente identificadas por palavras como “antecipar”, “aparecer”, “aproximadamente”, “acreditar”, “continuar”, “poderia”, “projetado”, “efeito , ”“ Estimar ”,“ avaliar ”,“ esperar ”,“ prever ”,“ objetivo ”,“ iniciativa ”,“ pretender ”,“ poder ”,“ objetivo ”,“ perspectiva ”,“ planejar ”,“ potencial ”, “Prioridades”, “projetar”, “perseguir”, “buscar”, “deveria”, “visar”, “quando”, “desejar”, “seria” ou o negativo de qualquer uma dessas palavras ou expressões semelhantes. Ao fazer essas declarações, baseamo-nos em suposições e análises baseadas em nossa experiência e percepção de tendências históricas, condições atuais e desenvolvimentos futuros esperados, bem como outros fatores que consideramos apropriados de acordo com as circunstâncias. Acreditamos que esses julgamentos sejam razoáveis, mas essas declarações não são garantias de quaisquer eventos futuros ou resultados financeiros, e nossos resultados reais podem diferir materialmente devido a uma variedade de fatores, muitos dos quais estão descritos em nosso Relatório Anual mais recente no Formulário 10- K e nossos outros arquivos junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Aconselhamos os leitores a não depositar confiança indevida em declarações prospectivas. As declarações prospectivas valem apenas a partir da data em que são feitas, e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente ou de outra forma revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros fatores que afetam o assunto de essas declarações, exceto onde sejamos expressamente obrigados a fazê-lo por lei.
Fonte: Paula Resende
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!