Unidade da montadora BMW em Araquari adotou ações de eficiência energética na produção e iniciou projeto de geração própria de energia com a implantação de usina solar nos telhados
Minas Gerais – Com sete anos de operação no Brasil, a fábrica brasileira da BMW Group segue desenvolvendo projetos com o objetivo de aumentar a eficiência e a sustentabilidade de sua unidade industrial. Localizada no município de Araquari, em Santa Catarina, o complexo já conseguiu reduzir em mais de 30% o consumo de energia de toda a estrutura da planta. Mesmo com os resultados já obtidos, a fabricante de automóveis estipulou uma meta ousada para tornar a planta industrial mais eficiente e sustentável. Entre os objetivos, estão a redução na ordem de 45% nos consumos de energia, água, geração de resíduos e solventes por veículo produzido, além da utilização apenas de energia elétrica oriunda de fontes renováveis.
Segundo Vivaldo Chaves, Diretor de Infraestrutura do BMW Group Brasil, a empresa sempre teve entre os seus objetivos principais a gestão eficiente dos recursos utilizados nos seus processos. Por isso, mesmo a fábrica de Arauquari sendo relativamente nova e possuindo as mais modernas e eficientes tecnologias disponíveis, o grupo sempre vem sempre identificando oportunidades de melhorias para tornar o processo de fabricação de automóveis cada vez mais eficiente.
“Durante os anos de operação da fábrica, melhorias vêm sendo feitas nos processos e sistemas conforme as inovações, e novos conceitos surgem no BMW Group e no mercado. O BMW Group tem definido metas para o consumo de energia por veículo produzido, bem como tem promovido a importância do uso responsável dos recursos naturais e disseminado para seus associados e parceiros. A empresa estabelece a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia”, explica Vivaldo Chaves.
A fábrica possui atualmente 562 paneis solares que geram 261.397 kWh de energia por ano, o suficiente para abastecer 143 casas
Entre as iniciativas implementadas em Araquari, estão o monitoramento em tempo real do consumo de energia em toda a planta; geração própria de energia por meio de placas solares fotovoltaicas; recuperação térmica do sistema de controle de emissões atmosféricas (TAR) para aquecimento da água, reduzindo a utilização de boilers; unificação dos sistemas de abastecimento de ar comprimido, que compreende a utilização combinada de compressores industriais; otimização do processo produtivo de soldagem e pintura de carrocerias e montagem final; instalação de temporizadores nos aquecedores das linhas produtivas, com redução de cargas de base; instalação de luminárias em LED em áreas produtivas, administrativas e para iluminação externa; automação com sensores de presença de iluminação na área de logística, que conta com, aproximadamente, 25.000 m²; otimização da iluminação de áreas externas; e instalação de sensor de presença para iluminação em banheiros. A empresa também implementou um projeto turn-off, no qual foi priorizada a utilização de iluminação natural na área produtiva em dias de maior incidência do sol; além da realização de campanhas internas de conscientização e engajamento dos colaboradores sobre o uso consciente de energia elétrica.
Vivaldo Chaves revela que, para tornar a fábrica mais sustentável, a BMW estuda ampliar a geração própria de energia em Araquari ao longo dos próximos anos. Iniciado no segundo semestre de 2020, a fábrica conta atualmente com 562 painéis solares fotovoltaicos no telhado do prédio da Montagem. Juntos, os painéis ocupam uma área superior a 1.000 metros quadrados e geram 261.397 kWh de energia em um ano, o suficiente para abastecer 143 residências. Além da redução de custos com energia elétrica, o investimento também vai evitar a emissão de 28,75 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a 2.738 árvores.
O diretor lembra que a fábrica em Araquari já conta com a utilização de energia proveniente de outras fontes renováveis e que a meta do BMW Group é reduzir em 80% a emissão de CO2 na produção até 2030 em relação aos níveis registrados em 2019.
“Atualmente, a planta do BMW em Araquari é certificada pelo Programa de Certificação de Energia Renovável “I-REC”, garantindo que toda energia elétrica consumida corresponda à parcela gerada por fonte de energia renovável, localizada no Complexo Eólico de Morrinhos, na Bahia. Além disso, a planta de Araquari está constantemente buscando alternativas sustentáveis de energia que sejam viáveis para a utilização em suas instalações ”, ressalta Vivaldo.
COLABORADORES E REVENDEDORES INCLUIDOS NO PROJETO SUSTENTAVEL
As iniciativas de eficiência energética e sustentabilidade da BMW Group no Brasil não ficam restritas apenas a estrutura administrativa da unidade de Santa Catarina. O diretor de Infraestrutura destaca que todos os colaboradores e parceiros são incentivados a buscarem melhorias contínuas em seus processos. Vivaldo Chaves revela que, por meio de programas de reconhecimento individual e de equipes, os colaboradores são estimulados a participar de forma ativa na apresentação de ideias e sugestões para melhoria dos processos em de grande impacto na operação, como a redução do consumo de energia elétrica. Já entre os parceiros e revendedores, a marca incentiva a adoção de certificações e normas que fomentam a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos como água e energia.
A BMW projeta uma redução de cerca de 45% nos consumos de energia, água, geração de resíduos e solventes por veículo produzido em Araquari
“O BMW Group do Brasil adota a certificação LEED Green Building nas fases de projeto e instalação de novas concessionárias no país. Além disso, as concessionárias são avaliadas e reconhecidas quanto à sua performance ambiental por meio do programa de reconhecimento em sustentabilidade, que visa buscar a conformidade ambiental e as melhores práticas operacionais”, conclui o diretor de Infraestrutura do BMW Group Brasil, Vivaldo Chaves.
Autor: Tiago Reis
Disponível em: Procel Info
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!