São Paulo, dezembro de 2021 – Conceitos antigos, mas que se popularizaram recentemente no mundo dos negócios, o Low-code (pouco código) e o No-code (sem código) passaram a ser fundamental em organizações que buscam excelência e crescimento em seus negócios, principalmente após a pandemia.
A ideia é trazer agilidade às questões de programação e, com isso, auxiliar as companhias no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos e serviços. Com o uso desses softwares, a necessidade de programação informática pelos utilizadores é nula, o que democratiza o acesso à tecnologia e é eficaz para empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.
Segundo a consultoria Gartner, 80% dos produtos e serviços de TI construídos até 2024 serão nesses moldes e, até o final deste ano, deve movimentar 14 bilhões de dólares (23% a mais que em 2020).
Para a Head de Business Eficiency da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, Nara Araújo, o grande desafio para oferecer o software é entender o negócio do cliente para que se traduza em uma solução. “Todo desafio de vender qualquer solução de eficiência e automação de processos significa entender as dores” de uma área para customizar o melhor modelo a favor dos negócios”, explica.
Ferramentas exigem investimento menor e trazem benefícios variados
Quatro principais motivos trouxeram luz sobre a importância das soluções para as organizações. A tecnologia pós-pandemia, que passou a ter um espaço ainda mais importante devido ao aumento da demanda e da exigência dos consumidores mais conectados, acelerou o processo de digitalização, o que direcionou mais o olhar das empresas para a automação de demandas por meio de diversas integrações.
• Redução de tempo
Uma vantagem para o negócio é o ganho de tempo e redução de gastos com investimento em tecnologia. Antes, o tempo necessário para o desenvolvimento de aplicações era maior, podendo levar meses. Hoje, já é possível fazer entregas em semanas.
“O tempo de implantação dessas ferramentas diminuiu drasticamente. Novas metodologias na implementação facilitaram o processo além da facilidade de customização. Com isso, há aceleração da digitalização das empresas e dos seus negócios, reduzindo as burocracias e acelerando a comunicação entre as áreas internas”, afirma a head da Keyrus.
• Economia financeira
A substituição de atividades operacionais que antes eram realizadas por humanos e agora por soluções digitais, trazem resultados satisfatórios em termos de eficiência. Profissionais podem utilizar seu tempo em atividades que agreguem mais valor para a empresa.
• Agilidade e satisfação de clientes
Segundo Nara, as ferramentas proporcionam clientes mais satisfeitos em uma área carente disso: o setor de atendimento ao cliente. “A área de Customer Service deve direcionar a melhoria de produtos e processos da empresa. A implementação de projetos de forma ágil e a criação de protótipos do dia para a noite conquista a satisfação do cliente pela melhor qualidade do serviço atendendo em menos tempo”, explica Nara.
• Segurança da informação
Qualquer solução precisa estar preparada para serem auditadas e essas soluções já trabalham de forma a pensar na segurança da informação, de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Importante que ao implementar soluções do tipo, a empresa tenha esse tema no radar prioritário também.
SOBRE A KEYRUS
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:
. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançar seus objetivos.
. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.
Presente em mais de 20 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse e siga-nos no LinkedIn.
Fonte: CDI Comunicação
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!