Madero reduz em 40% seu consumo de água e obtém lucro de R$2,3 mi com reciclagem de óleo
Empresa implementa medidas inovadoras para preservar o planeta e impulsionar a economia
São Paulo, Junho de 2024 – O Madero, uma das principais empresas do segmento gastronômico do país, possui uma preocupação contínua com a redução do impacto ambiental no planeta, e tem adotado cada vez mais práticas ESG em toda a sua cadeia de valor. Sempre em linha com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) definidos pela ONU, as iniciativas abrangem desde a eficiência hídrica até a gestão de resíduos. Em 2023, o Grupo Madero vendeu mais de 500 toneladas de gordura, resultando em um lucro de R$2,3 milhões.
Entre suas realizações, o Grupo tem sido um pioneiro em eficiência hídrica. A captação de água da chuva, o controle de vazão e o reuso para irrigação do pomar na Cozinha Central são apenas algumas das medidas implementadas para reduzir o consumo de água. Graças a essas ações, a empresa obtém redução de 40% no consumo de água anualmente, ao mesmo tempo em que identifica constantemente novas oportunidades de economia.
No que diz respeito à energia, o Madero já implementou uma série de medidas para reduzir seu consumo. A substituição de lâmpadas tradicionais por iluminação LED, a adoção de um sistema de ar condicionado K7 altamente eficiente e o monitoramento contínuo dos níveis de CO2 no ambiente são apenas algumas das medidas adotadas. Essas iniciativas resultaram, em 2023, em uma redução de 36% no consumo de energia, gerando também benefícios financeiros significativos.
“A gestão responsável de materiais e recursos é motivo de orgulho para nós. Nas Ecoparadas do Madero, por exemplo, temos pontos de recarga para carros elétricos, energia solar e compostagem de resíduos orgânicos”, conta Maysa Durski, Diretora de Engenharia do Grupo.
A reciclagem de resíduos orgânicos e materiais como papelão, plástico, garrafas PET e alumínio demonstra um compromisso abrangente com a redução do desperdício e o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis. A Cozinha Central alcançou o impressionante marco de 95% de materiais reciclados em 2022, através do projeto “Aterro Zero”.
Vale destacar que 100% do óleo de cozinha utilizado nos restaurantes é coletado e transformado em biodiesel. Além disso, os baldes utilizados para coleta da gordura também são vendidos, contribuindo para a economia circular. Outra prática exemplar é a reciclagem de uniformes usados pelos colaboradores, que são transformados em MOPs de limpeza, promovendo o reaproveitamento de materiais e reduzindo o desperdício.
A maior parte dos restaurantes construídos desde o final de 2018 possui o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), totalizando 114 operações atestadas, o que corresponde a 43% de toda a rede, além de 35 que estão em processo de certificação. O renomado selo global leva em conta as ações de preservação e cuidado com o meio ambiente, que o Grupo realiza em diferentes frentes, na construção de seus restaurantes pelo Brasil.
O Grupo Madero é reconhecido anualmente com o Selo Clima Paraná, que destaca seu compromisso com a sustentabilidade na região.
Essas iniciativas não são apenas um reflexo do compromisso do Grupo Madero com o meio ambiente, mas também de sua missão mais ampla de criar um impacto positivo na sociedade. Ao integrar a sustentabilidade em todas as suas operações, o Grupo Madero não apenas reduz seu próprio impacto ambiental, mas também inspira outros a seguirem o mesmo caminho em direção a um futuro mais sustentável.
Sobre o Grupo Madero
O Grupo Madero foi fundado em 2005 pelo Chef Junior Durski e atualmente possui uma das maiores redes de restaurantes do país, com um portfólio de mais de 270 restaurantes multimarcas, construídos sobre uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada. Com mais de 7 mil colaboradores, mantém rigorosos processos de produção, priorizando alimentos orgânicos e sem conservantes, elevando o padrão de qualidade do que é servido a aproximadamente 3 milhões de clientes por mês.
Atendimento à Imprensa: Giusti Comunicação
Quer receber notícias como esta? Se inscreva agora!