In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

X, Y ou Z. Em que geração você se encaixa?

- 05/12/2015

Tomando um café no Cafeína, ali no Shopping Botafogo, conversando com meu amigo o Coach Sérgio Oliveira, num papo abrangente, falávamos sobre as dificuldades de uma empresa, onde no mesmo ambiente de trabalho convivem profissionais de idades diferentes e portanto de gerações diferentes. São valores, visões, ritmos e expectativas diferentes juntadas num mesmo lugar para, pretensamente, chegarem todos aos mesmos objetivos e metas. Difícil. Muito difícil.

In-Haus 750x120

Mas o que é difícil é também desafiante. E para as empresas de hoje talvez esteja aí o nó górdio entre o sucesso e o fracasso, com ou sem crise batendo na porta.

Este é um assunto por demais extenso e instigante. Embora tenha minha experiencia sobre o tema na condição de executivo e também de consultor em gestão, prefiro deixar a palavra com o Sérgio, que é um estudioso e especialista no assunto.

No gráfico abaixo onde você se encontra? É fácil, do ponto de vista gráfico, se localizar. Mas será que suas características pessoais são mesmo as da geração em que você nasceu? Nem sempre a data de nascimento dá o veredito.

Em cada um de nós há um “quantum” das características de cada geração. É quando a gente diz: acho que nasci na época errada.

AS GERAÇÕES

Os Veteranos
São aqueles que vieram ao mundo antes do fim da segunda guerra mundial. Segundo os estudiosos do assunto são aqueles sujeitos práticos, dedicados, que gostavam de hierarquias rígidas. Gostavam de ficar bastante tempo na mesma empresa e sacrificavam-se para alcançar seus objetivos, pois foram pessoas que passaram por tempos difíceis, na guera e também na depressão econômica que se seguiu. Com os países arrasados, precisaram reconstruir o mundo e sobreviver. Tempos duros, pessoas determinadas.

Baby Boomers
São os filhos do pós-guerra, que romperam padrões e lutaram pela paz. Quando chegaram ao mercado de trabalho encontraram o mundo já reconstruído e assim, mais otimistas, puderam pensar em valores pessoais e na boa educação dos filhos. São focados e preferem agir em consenso com os outros. Valorizam títulos, status e, conseqüentemente, crescimento profissional.

Geração X
Essa é a turma que valoriza liberdade no trabalho e nas relações. Como enfrentaram crises como a do desemprego na década de 80, também se tornaram céticos e superprotetores. OS “X” Buscam por seus direitos e valorizam a liberdade e qualidade de vida.

Geração Y
Quem é da geração Y desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, deram muita atenção e atividades extra-curriculares para seus filhos. Essa turma cresceu vivendo em ação, estimulados por atividades diversas. Como característica marcante possuem certa dificuldade de exercerem tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Lidam bem com aparelhos de alta tecnologia, têm sede por desafios e busca de constantes feedbacks.

Geração Z
Essa é a turma que que já nasceu comendo e respirando internet, a velocidade da informação e velocidade impressionante de nascimento e morte de novas tecnologias. Nascidos de a partir de 1990, essa faixa etária é chamada de geração “Z” por causa do termo “zapear”, associado ao ato de trocar de canal de TV constantemente pelo controle remoto. Então, essa noção de troca rápida e constante batizou esse grupo etário.
Conectados no mundo digital o tempo todo, esses jovens chegam ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global.

Então, qual a geração com que você mais se identifica?

Abraços

Paulo Walter

Este blog tem o inestimável apoio institucional da TECNOFINK

Logo Tecnofink

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

2 Comentários


  1. Leila

    Como classificar pessoas como nós que vivemos se não todas, mas grande parte dessas mudanças e fomos nos adaptando a elas? Hoje somos um pouco de cada geração ou escolhemos em qual nos encaixamos melhor?

  2. Sérgio Oliveira

    Olá Leila, Somos um pouco de cada geração vizinha e menos das gerações mais distantes de nós, mas temos um perfil predominante. Contudo, podemos buscar características de outras gerações, sempre no intuito de nos auto desenvolvermos e alcançarmos resultados melhores. Um exemplo é um Baby Boomer buscar mais conhecimento e habilidade em tecnologia, ou um Geração Y desenvolver maior capacidade de trabalhar em equipes multi geracionais. É possível, creia.

× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120