New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Uma andorinha só não faz verão. Indicador tambem não.

- 05/03/2010

Quando fazemos analises de indicadores de manutenção, muitas das vezes esquecemos que a leitura do que se mede deve ser feita no contexto em que se realiza. Ou seja, um indicador solitário pouco ou nada dá de segurança para afirmar o que quer que seja e considerar o ambiente é fundamental.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Para exemplar e ratificar o que digo, o ano de 2009 foi didático. O Brasil amargou uma queda da atividade econômica (marolhinha) de 7,9 % – a China cresceu no mesmo período 8%. E os indicadores gerados nas pesquisas do www.indicadoresdemanutencao.com.br, mostram que os custos de manutenção caíram em termos absolutos, mas cresceram em termos percentuais.

Se cruzarmos os indicadores de custos da manutenção olhando o contexto do que aconteceu à economia nacional no período, a leitura será bem mais interessante.  

Levemos em conta o índice “Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci)”, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em fevereiro deste ano, com ajuste sazonal, esse índice calculado para a indústria alcançou 84,0%.

 

Segundo a FGV, o Nuci de fevereiro na série com ajuste é o maior desde outubro de 2008, quando o patamar de uso de capacidade da indústria alcançou 85,1%. Isso significa que há uma recuperação do uso da capacidade instalada.

 

Mantidos os investimentos, e obtendo-se ganhos de produtividade (sem engenharia de manutenção isso simplesmente não acontece!), o custo relativo de manutenção dos ativos tem tendência de queda. Quem tem indicadores consolidados em suas empresas e faz benchmarking com o as empresas lideres de mercado, pode então verificar se a Manutenção na sua empresa é competitiva ou não. Metas internas a perseguir, mas sem tirar o olho da concorrencia.

 

DICA DO DIA –

A dica do dia é participar do curso de PCM/IDM do Prof. Lourival Tavares, que acontece daqui a duas semanas em São Paulo. No conteúdo do curso tudo que se refere a indicadores é dissecado por quem foi o pioneiro no assunto na America Latina.

 

Abraços

 

Paulo Walter

 

Este Blog tem o apoio institucional das seguintes empresas:

TECNOFINK – soluções de reforma, reconstituição, revestimento, manutenção, isolamento, retubagem e limpeza industrial. Acesse www.tecnofink.com
Andaime Plataforma – Além de mais seguro e produtivo, agora pode ser adquirido em 48 vezes pelo cartão BNDES. Acesse www.monteeuse.com.br  

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
CityPubli 750 x 120