CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Trabalhos com Eletricidade. A NR-10, qual o Tamanho da Encrenca?

- 24/02/2009

A NR-10 é uma das Normas Regulamentadoras do MTE (Minsitério do Trabalho e Emprego) que mais sofreu contribuições da sociedade para o seu texto final. Regulamentando as condições gerais de instalações, documentos, sinalização, proteção e habilitação para o trabalho com eletricidade, esta NR pode ser considerada como um problema ou uma solução para a empresa. Depende da interpretação de cada um.

Para quem está com tudo errado, por fazer, por acertar, com certeza é problema. E dos grandes.

Para aqueles que se preocupam com a segurança dos trabalhadores e investem na organização da manutenção e seus melhores resultados, é apenas um check-list dos bons.

A maioria de nossas empresas tem para com a NR-10 uma grande dívida. Potencialmente falando é aquela continha (?) que a gente contabiliza como riscos trabalhistas. Um dia a fatura pode chegar, com juros e correção monetária. Fora o fiscal do Ministério, que pode fazer a sua parte. E essas “faturas” são proporcionais ao numero de profissionais e dimensão da instalação. Chama-se a isso Tamanho da Encrenca.

Como sempre, a decisão de fazer ou não fazer está associada a risco. As perguntas que nossos dirigentes e gerentes fazem são: Até hoje, deu algum problema? Alguém reclamou ou denunciou? Qual a chance de isso  acontecer?

As normas foram feitas para serem obedecidas e trazem multas expressivas exatamente porque nas empresas (pelo menos a maioria delas) as coisas certas só acontecem depois da dor. Depois, diria eu, de muita dor.

No site www.indicadoresdemanutencao.com.br , pesquisas recentes apontaram que em 45,0% de nossas empresas sequer a parte de cursos, relativas as exigencias das NR, não foram feitos ou estão desatualizados. Se a parte mais fácil e barata, que são os treinamentos, não é feita, imagine o resto que exige um pouco mais de recursos e atenção.

Está disponível o Diagnóstico da NR-10, no endereço https://www.manutencao.net/v3/component/option,com_diagnostico/qid,4/view,initdiag/
Com um pequeno investimento e alguns minutos de concentração, é possível gerar um relatório geral do status da NR-10 na empresa e assim obter um mapa indicativo de onde estão os maiores problemas e a quem cabe as tarefas para chegar a conformidade. O teste serve também para indicar onde há desrespeito aos aspectos trabalhistas. Acompanhado de gráficos, depois de preenchido, o relatório dá direito a uma planilha com o potencial de multa.

Em tempo: respondendo a questionamento do nosso amigo Mário da Oxiteno, o consultor Jorge Nemésio esclarece que a UFIR federal foi congelada em R$ 1,064. É sobre este valor que se pode calcular as multas previstas na NR-10.

Abraços

PW

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Flávio

    Olá como vai,veja minha história vera como é muito importante NR 10.
    Abraços Flávio.
    http://www.amputadosvencedores.com.br

  2. lucio hugo silva

    trabalhei 01ano 04mes de encarregado de obras parte estrural e ligações de baixa e media tençao de forma intermitente tenho direito aos 30%

  3. Dorival Ferreira Duarte Júnior

    Prezados senhores,
    Fiquei muito feliz ao saber que o Governo iria implementar a nova Lei NR-10 e que iria autuar todas as empresas, contrutoras, etc, que estivessem fora das normas. Mas infelizmente não é o que esta acontecendo, pois em minha cidade Sorocaba – SP ainda não ouvi falar em nenhuma empresa autuada. Sómente nós que somos profissionais nos atualizamos, fizemos o dito curso de NR-10, e para que ? Nada, as empresas continuam como se não tivesse editado nenhuma lei uma NR-10 fora das normas e nem se preocupam. Será que o Governo vai conseguir autuar as empresas que estão descumprindo, pois eu já estou cansado de passar orçamentos para empresas se adequarem e até o presente momento nada de fiscalização. Meu DEUS vamos por a Lei da NR-10 para funcionar, nós estudamos para que ???? O govêrno tem de nos ajudar também…

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120