CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Terceirização é o tema da nova pesquisa da RBM

- 09/09/2010

A pesquisa da vez é sobre TERCEIRIZAÇÃO na Manutenção Brasileira.

Esse é o tipo de assunto que interessa, direta ou indiretamente, a todo mundo que trabalha em Manutenção. Todo mundo usa ou vai usar. Ou pode ser também o seu negócio ou seu emprego. Uns gostam, outros nem tanto.
A terceirização é tema polemico e importantissimo para o resultado de muitas empresas, que sem bons prestadores de serviços, não conseguiriam ser competitivas.
Sobre esse aspecto da polemica, me recordo de quando conheci, fazem mais de 20 anos,  um excelente profissional que na ocasião gerenciava a Manutenção de uma grande industria siderurgica. Ao falarmos sobre terceirização, esse gerente que mais tarde se tornaria autor de livros e consultor de empresas, comentou que as empresas de serviço terceirizado não tinham sequer autorização para encostar na cerca externa da empresa:
– Aqui tudo é feito por gente nossa. Imagina se vou deixar alguem de fora mexer em meus equipamentos.  

Passaram-se os anos e o nosso amigo hoje presta assessoria em manutenção, inclusive em processos de terceirização. Mudou o profissional ou mudaram as empresas? Ou mudou tudo?
Uma boa pesquisa pode ajudar a entender o que vai pelo mercado.
Será que a profissionalização dos serviços chegou ao nivel de qualidade que todos desejamos? Será que este é um mercado em expansão? Quais são os tipos de serviços mais terceirizados?

Estas e outras perguntas estão na mais nova pesquisa que está rodando pela RBM – Rede Brasielira de Manutenção. Para que deseja participar (e ter acesso aos resultados gratuitamente) o link é http://terceirizacao2010.questionpro.com

Estou particularmente curioso para ver o resultado final. Pois, como diria Shakespeare (supervisor de manutenção de uma fabrica de cimento lá do Paraná): Terceirizar ou não terceirizar? Eis a questão.

Um grande abraço

Paulo R. Walter
Diretor de Inovação
paulo.walter@manutencao.net
www.manutencao.net
Twitter @PauloWalter
 

  Simbolo da Manutenção

 

 
 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Eduardo Gonçalves

    Olá, Paulo

    Nossa empresa Embratech ind. com. & mont. ind. ltda atuando como prestador de serviços de manutenção e montagem industrial em elétrica, mecânica e civil, estamos melhorando nossos indicadores baseado no trabalho que a rede manutenção divulgou porque foi um alerta para nós retrabalharmos nossos indicadores, visto a importancia e divulgação que a rede proporcionou.

    A rede manutenção também ajuda os fornecedores a melhorarem a cada dia.

    Att,

    Eduardo

× Converse no WhatsApp