CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Terceirização da Manutenção: o bem que ainda não satisfaz

- 16/10/2010

76% do publico reconhece a importancia, mas avaliação do desempenho é baixo.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

A pesquisa nacional sobre TERCEIRIZAÇÃO, em sua edição 2010, nos revela que há muito espaço para que contratantes e contratados melhorem os resultados finais desta relação atividade fim – atividade meio.

Quando perguntados sobre aspectos gerais sobre a implantação e uso da Terceirização, numa escala de satisfação de 1 a 5, os gestores de manutenção, os que escolhem e contratam, elegeram como os melhores itens os que se referem a dominio técnico, disponibilidade de serviços, continuidade dos serviços e disponibilidade do fornecedor, todos com nota 3,4.
Os Custos com Terceirização foram avaliados com a nota média de 3,3.

Os aspectos pior avaliados foram a Qualidade e a Rotatividade da Mão de Obra, recebendo ambos a nota média de 2,8.

É pouco, muito pouco, convenhamos.

Uma pista para a baixa qualidade para os serviços terceirizados esteja na forma de contratação. A forma de contratação de serviços mais presente entre as empresas é a simples cessão de mão de obra. Em contrapartida, algum tipo de terceirização da Manutenção ao nível de Gestão (Engenharia, Planejamento, Gerencia), só existe em 43% das nossas empresas.  

Outra pista para esta má avaliação também pode ser encontrada na forma como a terceirização começa e como termina sendo. O motivo maior para se terceirizar, para as empresas brasileiras, é a expertise do serviço. Isso foi o que apontaram 31% das respostas. Mas na hora de bater o martelo e escolher o fornecedor, não há novidade, 81% delas declinaram que o indicador a ser mais impactado é o Custo.

A Terceirização no Brasil está num viés de alta. Todos os indicadores estão melhores que os de 2009.
Quem fizer o dever de casa, contratante ou contratado, tem muito a ganhar. Melhor ainda se fizerem juntos a boa lição.

Abraços

Paulo R. Walter
www.manutencao.net
Twitter @manutencaonetbr
 
PARCEIROS DA REDE BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO:
TECNOFINK – soluções de reforma, reconstituição, revestimento, manutenção, isolamento, retubagem e limpeza industrial. Acesse www.tecnofink.com
MONTEEUSE – Andaime Tubular – Pronta entrega. Acesse www.monteeuse.com.br
INFRARED SERVICE – Acesse nosso site: www.infraredservice.com.br – PABX (11) 4419 3192.
Serviços de Preditiva – Vibrações, Termografia, Alinhamento a laser, Balanceamento, Análise de Óleo, Venda de Equipamentos para Preditiva.

 

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Luiz Alberto Verri

    Caro Walter

    Muito bons os seus comentários. Precisamos sair do circulo vicioso – BAIXO CUSTO – BAIXOS SALARIOS – BAIXAS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE.

    A meu ver as saídas disponiveis são os contratos por desempenho e exigencia de qualificação e condições minimas de trabalho JÁ NA FASE DE LICITAÇÃO.

    Um abraço

    LUIZ ALBERTO VERRI

× Converse no WhatsApp