CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Tem gente qualificada aí?

- 17/09/2009

A imprensa nos ultimos dias só traz noticias boas sobre a recuperação da economia mundial, com manchetes mais luminosas para o Brasil, elogiado nos quatro cantos do planeta.
Ao que parece as empresas estão recuperando a plena ocupação e os diversos setores respondem bem aos estimulos gerais, com destque para a redução de impostos. E a Manutenção? Será que a manutenção nas empresas já está se preparando para os desafios da retomada do crescimento?

monteeuse 750x120

Em pesquisa recente, feita pelo site www.indicadoresdemanutencao.com.br, numa analise SWOT da Manutenção no Brasil, uma ameaça foi muito votada: já está faltando mão de obra qualificada.

Os nossos gestores já apontam esse perigo, elevando-o a condição de um dos cinco itens de maior preocupação.

Como muitas empresas deram um “tempo” na qualificação de seu pessoal, durante este ano de crise, cursos os mais diversos, de empresas, universidades, centros de treinamento, etc, tem sido cancelados por falta de quorum. Não há clientes. E os cursos que são realizados, levam para sala de aula menos de um terço do que cstumavam ter no primeiro semestre do ano passado.

O resultado disso é que essa “economia” está fazendo acontecer o efeito buraco, gap em ingles pra sofisticar um pouco. Com a interrupção nos investimentos em qualificação adequada dos nossos profissionais, vai haver uma intensificação da falta de gente para fazer acontecer. E será pior ainda se os tais investimentos em infra-estrutura, aneis rodoviarios, trem bala, estadios para a copa do mundo, refinarias, pre-sal etc., acontecerem na velocidade que parece vai acontecer.

Quem viver, verá.

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. José Emilio Mathias

    Tenho 38 anos em manutenção, e estou buscando oportunidades como consultor. Alguma sugestão?

× Converse no WhatsApp