New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Sobre Indicadores, Mercado, Média e Liderança

- 30/07/2008

Esclarecimentos e mais informações sobre Indicadores de Manutenção é assunto em alta nos e.mails que recebemos.
E a razão (isso mesmo, uma só) é fácil de explicar: as empresas brasileiras, em todos os segmentos, estão submetidas à uma fortíssima concorrência.
E a função Manutenção está obrigada a fazer sua parte, agregando valor e assumindo seu papel de gerador de economias, ampliação de performances e principal responsável pela disponibilidade dos equipamentos para a produção. Tudo isso sem perder de vista os aspectos de custos, qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
Indicadores de Manutenção são fundamentais para que a gerencia saiba o que está acontecendo, para onde as coisas estão rumando, onde e quando tomar providencias.
Sem indicadores, tomar decisões é difícil, é o exercício do achismo. É a gestão pelo “eu sei o que estou fazendo”, sem base em fatos e dados.
E como obter os tais indicadores? E depois, como utilizá-los para embasar decisões, orçamentos, investimentos?
Neste mundo, em qualquer área, para se ter retorno primeiro há que se investir. Se não plantou, como espera colher?
Os passos a seguir são relativamente simples:
1 – Organizar a manutenção
2 – Implantar um sistema de gestão.
3 – Planejar, executar e controlar as atividades
4 – Analisar históricos e resultados
5 – Auditar e rever processos
6 – Manter, melhorar e inovar, onde cada um desses verbos couber
7 – Relatar os trabalhos e seus resultados
8 – Comparar-se consigo mesmo e com o mercado
9 – Perseverar e fazer todos os processos acima novamente.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Especificamente sobre indicadores, vale um comentário.
Ter indicador por ter, não nos leva a lugar algum. O indicador é um sinalizador e deve ser comparado com algo: sua meta, seu mínimo, seu ponto “aceitável, média de mercado, etc.
Em recente consultoria que realizei para um grande grupo industrial, verificou-se que dado o nível de exigência da empresa, entre suas diversas unidades e cada uma delas com seus competidores de mercado, não interessava a média do mercado, já que ser líder era o que realmente importava.
Usou-se o exemplo da Fórmula 1, onde os pilotos médios ocupam as posições de 6ª a 12ª colocação. Ou seja, estar na média ou um pouco acima dela, não leva ao pódio.
E isso, em termos empresariais, pode significar grandes perdas ou mesmo a sobrevivência.
Estamos tendo um excelente retorno nas pesquisas que estão acontecendo em nosso site www.indicadoresdemanutencao.com.br e na realização de Diagnósticos na seção de mesmo nome no nosso Portal www.manutencao.net
Da mesma forma os cursos de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) e IDM (Indicadores de Manutenção) estão com suas turmas lotadas e há uma fila para realização de cursos in-company.
São as empresas e profissionais se movimentando para não ficarem para trás nesta corrida, sem número de voltas para acabar.
Em Novembro, o manutencao.net vai promover em Curitiba o primeiro workshop brasileiro para discutir indicadores e melhores práticas de manutenção. São esperados mais de 300 profissionais, representando mais de 15 segmentos da atividade econômica. Ali se espera falar e ouvir de como chegar e permanecer na liderança.
Afinal, o sucesso não acontece por acaso.
Abraços
Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque