monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Se faltam profissionais, porque não arrumo emprego?

- 13/01/2010

Em post do final do ano passado, falei aqui sobre a falta de profissionais e também de professores e novos cursos na área de Manutenção. O retorno foi grande e imediato. Muita gente concordando, mas a maioria discordando.

In-Haus 750x120

O assunto é polemico.

Falando sobre os jovens, é obvio que a atração por carreiras glamourosas como Jornalismo e Publicidade,  com cursos mais faceis e mais baratos, seja pelo tempo de estudo e formação, seja pela mensalidade a pagar, se sobreponha a área de engenharia como escolha.

E ao nível técnico, a coisa se dá igual.

Ou seja, na boca do forno, sai menos profissional técnico do que o país precisa.

Depois há os que, uma vez formados, até pela qualificação academica, seguem carreira em setores como Economia e Administração.

E assim, após tantas baixas, os profissionais de engenharia que sobraram são disputados pelo mercado carente.

Mas, se é assim, porque estou desempregado, pergunta um mantenauta que me escreve. O nosso amigo, com mais de 20 anos de experiencia, muitos cursos e bagagem da melhor qualidade, não consegue uma recolocação a altura de seu potencial.

Para isso não tenho uma resposta completa, mas diversas opções para marcar na multipla escolha do tema:

– Baixa Mobilidade. Ter disponibilidade para morar onde a oportunidade está é fundamental. Sei de prfofissionais que estão em empregos abaixo de sua qualificação porque a familia nao quer se mudar para outro estado ou cidade.

– Pouca Atualização. Muitos anos de carreira, na mesma função, na mesma empresa, no mesmo lugar. E sem fazer cursos e aperfeiçoamentos. Isso é mortal. Um bom emprego, paradão, pode virar o paredão de amanhã.

– Campo e Gestão. A piramide da hierarquia existe. Não adianta querer desconhecer isso. Para oportunidades operacionais, a turma do campo, as funções que exigem poucos km rodados, a oferta é maior do que para aqueles que estão disputando posições de gestão.

– Relacionamento. Tem gente que acha que manter bons contatos com fornecedores, subordinados e chefias, clientes e a comunidade, é algo que lhe toma “o precioso tempo”. Aí, quando da noite para o dia precisa se recolocar, vai atrás daquele ex-amigo que conhece todo mundo e poderá empresatr seu network para ajuda-lo na hora dificil.

– Exposição. Diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Escrever em Blogs, produzir artigos e trabalhos técnicos, participar de grupos de estudo e ou associações profissionais, ir a congressos e seminários, dar aulas. A melhor situação de carreira não é quando voce cava a oportunidade, mas quando ela vem até voce. E se seu trabalho não é conhecido, quem vai lhe chamar para a sorte grande?

– Estabilidade. É isso que voce busca? Concurso publico na veia. Fora isso, na iniciativa privada há que trabalhar e ralar todo dia. Não existe essa historia de grande grupo economico, multinacional dos sonhos, trabalho garantido no grupo familiar. As recentes crises mostram aos mais esquecidinhos que estar atento ao mercado faz bem à saúde e a empregabilidade.

Todas as dicas acima também servem para alimentar uma boa carreira dentro da empresa atual. Se valer a pena, porque não?

Mas a boa notícia é que tudo indica que nos proximos anos, na maioria das regiões do Brasil, vamos crescer com qualidade.

Então, mãos a obra, cuide de seu produto (seu trabalho), de-lhe conteudo (experiencia e formação), faça uma boa propaganda (relacionamento)  e capriche na embalagem (um bom CV). E boa sorte!

Abraços

Paulo Walter

Andaime Plataforma – Além de mais seguro e produtivo, agora pode ser adquirido em 48 vezes pelo cartão BNDES. Acesse www.monteeuse.com.br

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120