oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Resoluções de Ano Novo!

- 25/12/2008

Ano Novo, vida nova. Certo?

Mais ou menos?

Bem, aqui vão algumas dicas para por em prática nos próximos meses.

Não é uma lista feita no MS-Project com datas e coisas do genero.

É mais uma peça de reflexão. Serve para o trabalho, serve para a vida pessoal.

1. Conheça sua área, mas não esqueça de conhecer a empresa como um todo
Ande pela empresa. Além de se exercitar e conhecer melhor os seus colegas de trabalho (e inclusive travar contato com os seus clientes/fornecedores), vai descobrir o que realmente importa para as pessoas que trabalham com você.

 

 2. Implemente a coleta seletiva
Parece óbvio, mas sempre é bom repisar: a empresa onde trabalhamos também faz parte do planeta. Reúna os colegas – inclusive aquele que parece ser o mais empedernido dos individualistas – e organize um sistema de coleta seletiva em seu setor. E se a empresa ainda não despertou para isso, prepare-se, vai dar trabalho. Mas também, quando a coisa toda funcionar, pensará: como pudemos trabalhar tanto tempo sem isso!

3. Faça um curso bem inusitado
Seu CV é recheado de cursos disso e daquilo e você ainda inventa um curso de relaxamento sensorial? Este é o caminho. As vezes é preciso sair do cotidiano, do tecnicismo e exercitar-se em ofícios para os quais você não tem a ambição de se tornar um bambambã para aprender com as próprias limitações. A visão periférica só aparece se dermos a ela uma chance de existir.

4.Faça um trabalho voluntário
As tragédias como a recente ocorrida em Santa Catarina fazem um apelo enorme sobre nossas consciências. Mas, além dessa existem as regiões desassistidas do Nordeste brasileiro e mesmo em outros continentes como a África. Poder fazer algo por esses lugares e pessoas é importante. Mas e no bairro ao lado do seu, que tem um asilo geriátrico? Ou na favela mais próxima? Vale muito a pena também ajudar quem está por perto. Mobilize sua turma e informe-se em prefeituras e ONGs sobre o que podem fazer, de acordo com suas possibilidades.

 5. Economize dinheiro
O Orçamento da sua área está apertado? Sempre vai estar. O lado bom das crises está no aprendizado. Dê um freio nos gastos e ações banais. Leve para o trabalho aquilo que deve fazer a nível pessoal. E economia se faz comunitariamente, o que é um excelente exercício de aproximação das pessoas para um objetivo comum: sobreviver. Só vivo você poderá financiar seus sonhos.

 

6. Surpreenda sua equipe
Quebrar a rotina é fundamental para oxigenar qualquer relação, inclusive as da equipe no trabalho. A surpresa traz novos ares, insufla na galera um não-sei-quê a mais para fazer acontecer. Exercite novas formas de integração. Deixe novos textos de incentivo e histórias legais no Quadro de Avisos e mande lembretes amistosos por e.mail. No meio da rotina massacrante da montanha de problemas a resolver, seqüestre alguns minutos da turma para fazer uma festa de aniversário da inauguração da Oficina. Invente seu próprio jeito de iluminar os olhos de turma que lhe acompanha nessa batalha contínua de todo dia.

7. Tenha um horário sagrado
Não importa o quanto você se programe, os acontecimentos do dia-a-dia sempre engolirão sua jornada – se você não tomar alguns cuidados, claro. Por exemplo: por mais que você esteja atolado de compromissos, é possível reservar um horário sagrado na semana para fazer algo muito especial. Praticar um esporte. Encontrar os amigos. Isso será sagrado!

 8. Faça benchmarking
Para obter os mesmos resultados, faça tudo igual. As dicas aqui são na linha do “fuja da rotina!” Caso contrário, 2009 será marcado por um colossal bocejo. Um dejá-vu insosso.

Por isso, vá conhecer empresas que não tem nada a ver com o que você vê todos os dias na sua. Trabalha numa siderúrgica? Vá conhecer uma farmacêutica. Dá manutenção numa indústria de bebidas, vá visitar uma papeleira ou hospital ou ainda quem sabe um porto. Já imaginou como é a manutenção do Bondinho do Pão de Açúcar ou da Light? Arrume um jeito e faça essa viagem. O aprendizado é garantido e a diversão também.

9. Participe de um movimento social
Quem disse que quem trabalha no chão de fábrica não tem tempo para exercer a cidadania? Num mundo tão fragmentado como o nosso, é importante que cada um encontre seu grupo para se manifestar a favor daquilo que acredita. Reunir os amigos numa bicicletada (para falar do problema do trânsito), entrar em ação para revitalizar a praça do bairro (plantando mudas de plantas), ensinar de graça em escolas públicas. Tudo vale a pena quando a causa não é pequena.

10. Mude a decoração da sua Oficina
Mude seu local de trabalho, seja a Oficina ou seu Escritório. Não se trata renovar tudo, comprando móveis e bancadas novas e gastando uma nota. Medidas aparentemente simples são uma mão na roda. Exemplo: troque as bancadas de lugar, tire os excessos e não se esqueça de eliminar/doar aquilo que estiver sobrando. Um 5S basicão ajuda a renovar a casa redimensionando a relação com o espaço disponível. Além disso, esse tipo de programa dá um gás tremendo no astral da equipe.

11. Forme grupos de estudos
Informar-se e trocar idéias com outros é como instalar um ventilador no cérebro. Por isso, escolha temas (os baseados em livros são ótimos) e aglutine conhecimentos através do estudo e debate. Faça discussões técnicas, mas não esqueça de dar oportunidade e espaço para filosofia, história, artes, atualidade: tudo isso dá um baita pano pra manga. O pessoal é difícil de se reunir? Crie um fórum pela internet e estamos conversados.

12. Planeje bastante, mas esteja preparado para trabalhar com liberdade
Surpresas acontecem. Relaxe e esteja preparado e sem medo de pegar chuva no caminho!
Afinal o que importa é ser feliz.

E que venha 2009.

 

Abraços

PW

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque