oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Recursos Humanos na Manutenção: exigencias de qualificação aumentam

- 19/02/2011

A pesquisas apontam, sem deixar dúvida, que as exigencias em termos de qualificação de pessoal na área de Manutenção, estão crescendo.

No primeiro levantamento de informações de mercado feito através do site www.indicadoresdemanutencao.com.br , neste ano da graça de 2011, chama a atenção o fato de que mais de 61% dos profissionais que ocupam cargos de gerencia tem pós-graduação e outros 19% tem no minimo um curso superior.

Experiencia tambem conta. A mesma pesquisa determina que para ser gerente é preciso ter rodagem. Por isso, 69% dos ocupantes deste cargo tem mais de 15 anos de experiencia.

As concluões destas informações são muitas, mas me permito assinalar que com o aumento da complexidade das responsabilidades da gestão de manutenção, somente experiencia tecnica e intimidade com equipamentos e instalações já não bastam. A gestão, e o gerente por consequencia, vão muito além.

E pelo andar do foguete (carruagem é coisa de 2 séculos atrás), a tendencia é piorar. Ou melhorar. Depende de seu ponto de vista.

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Carlos Almeida

    Prezado Paulo,

    Parabéns pela publicação sobre qualificação profissional, pois como disse o foguete é veloz, ficar fora dos bancos das escolas poderá significar aposentadoria precoce.

    As divulgações constantes no site, cursos, blogs, indicadores e as constantes pesquisas colaboram com os profissionais nesta clara visão de futuro.

    Fico feliz em participar como parceiro de um grupo de profissionais que estão sempre a frente, indicando aos demais um rumo seguro.

    Carlos Almeida
    Diretor da GESTALENT
    http://www.gestalent.com.br

  2. Edison

    Srs

    Não concordo nem um pouco com enfoque desse artigo. O que eu vejo após 26 anos atuando na area de manutenção em grandes petroquimicas são lapso de seriedade na qualificação de lideranças,onde realmente existe a preocupação em ter um profissional de liderança realmente capazes.Hoje o que as empresas querem de fato como gerentes, profissionais de comportamento cavalar,sem muito conhecimento técnico,porém capazes de assumir grandes riscos,muitas vezes incosientes.Parece que o perfil procurado é do profissional conhecido como puxa saco,egocentrico e ignorante.

  3. Clodomir Junior

    Boa Noite Paulo Walter
    antes de qualquer coisa gostaria de parabenizá-lo pela Rede Brasileira de Manutenção, e lhe pedir ajuda em conseguir informações sobre a história da manutenção no Brasil, seja livros, sites, Peeriódicos, etc. Estou concluindo minha pós-graduação e necessito destas informações.

    Obrigado.

× Converse no WhatsApp