In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Razão, Missão e Objetivos

- 06/01/2010

A cada novo ano que se inicia lançamos um olhar ao passado, principalmente o passado recente, e fazemos nossas listas de coisas a realizar, conquistar, superar. São mais que simples tarefas. São nossos desejos intimos, as dificuldades embaraçosas, os limites incomodativos, os paradigmas intransponiveis.

In-Haus 750x120

Somos pessoas. Trabalhamos na manutenção, no atendimento, no serviço, na produção, no controle de qualidade, no ar condicionado da diretoria ou no andaime suspenso sobre a construção em andamento. Estamos na engenharia, mas podiamos estar em compras, na auditoria ou no PCM ou ainda na Oficina e mesmo no Almoxarifado.

Não importa onde, estamos aqui, na batalha do dia a dia. Fazendo as coisas acontecerem. Eis a nossa razão de existir como trabalhadores, profissionais, empreendedores. Todo mundo tem que ter uma razão para sair de casa e trabalhar. A razão do nosso trabalho, fazer acontecer, deveria ser o norte da lista de ano novo que fazemos para a carreira e o que queremos dela. Investimento e retorno. Sem uma razão, não somos nada. Não há o porque.

Descoberta, clareada ou entendida a razão, há que se ter uma missão. Vamos ao trabalho por uma razão. Mas o sentido do que fazemos, o que concretizamos, vem pelo estabelecimento da missão. Há missões no plural e também no singular. Podem ser compartilhadas, e as melhores são deste tipo, mas podem ser totalmente solitárias. A missão nos dá sentido. Organiza corpo, alma e mente. Pela missão somos conhecidos e até reconhecidos. A missão só existe porque há uma razão.

Para que as resoluções de ano novo sejam estabelecidas, planejadas, contadas e ordenadas, há que se ver a missão em função da razão. Mas falta a medição. Com a razão e a missão sabemos o porque e aonde ir. Porém, só com objetivos saberemos se estamos longe, proximos ou nunca passaremos perto. Como o Burro do Shrek, sem um objetivo, ficaremos perguntando a todos e a todo instante se falta muito ou não.

O Objetivo (ou Objetivos) é o marco de chegada ou de partida. Pode ser o ponto de inflexão, o cume definitivo, o tangível irretocável.

Viver é uma razão. Ser feliz é uma missão. Ser promovido ou arrumar um novo emprego, formar na faculdade, casar, ter um filho em 2010 são objetivos.

Desejo que 2010 seja para nós um ano de muitas razões para vivermos melhor.

Desejo também que nossa missão não seja só ganhar dinheiro ou bater o recorde de disponibilidade de equipamentos, mas aumentar a qualidade de vida no trabalho e na comunidade, com a responsabilidade que a razão nos impõe.

E finalmente desejo que a nossa lista de resoluções para esta década, as coletivas e as particulares,  sejam recheadas de objetivos desafiantes, daqueles capazes de mobilizar os amigos, os companheiros de trabalho, a empresa onde atuamos, a comunidade e a família.

Abraços

Paulo Walter

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

23 Comentários


  1. Flávio peralta

    Olá Paulo como vai,desejamos um 2.010 com muita saude e paz e claro sem Acidentes,sobre seu artigo esse ano vou me dedicar cada vez maIS Area egurança trabalho e fazendo algumas palestras por esse brasil a fora mostrar meu aCIDENTE PARA CADA PESSOA SE CONSCIENTIZe cada vez mais,um acidente trabalho não traz alegria nenhuma,Abraços Flávio.
    http://www.amputadosvencedores.com.br

  2. Andrade Gomes

    Excelente

  3. NILSON ALEGRE

    Muito bom artigo.
    Nos faz pensar sobre a nossa, Visão, missão e valores.

  4. Alirio Macedo

    Ótima cronica,pois tudo tem que haver um obejtivo.
    Feliz 2010

  5. Alessandro Bomdia

    Feliz 2010!

    Excelente cronica!

  6. Marco Ponce

    Paulo, parabéns.
    Sempre é bom poder abordar pontos que fazem parte da vida das pessoas e este artigo abordou bem isso.
    No mundo atual, observamos que os valores principalmente, estão sendo vistos de forma bastante fútil.
    Alguns preferem um montante no fim do mês com realização de horas extra diárias ao receberem um beijo da esposa logo de manhã (pois muitos saem antes que estas acordem) ou curtir os filhos, alegres de verem o pai chegar em casa do trabalho (pois também chegam após estes estarem dormindo)…
    Lógico que cada um vive ha sua maneira, mas este tipo de coisa… não tem preço.
    Um grande abraço.

  7. Leonardo de Almeida

    Ótimo artigo, sem Visão e missão não existe um Objetivo, e sem Objetivos não alcançamos nada.
    Um feliz e prospero 2010.

  8. Carlos Rocha

    Espero que tenhamos esta conciência sempre.
    Feliz 2010 !

  9. Tiago Daniel - Silotec

    Excelente post, ótimo para refletir 2009 e planejar 2010 para que seja ainda melhor.
    A você também, um excelente 2010 !!

  10. Edson Severgnini

    Ola Paulo,

    Nós da ABPEx desejamos a você um Feliz e propsero 2010, seu artigo define muito bem tudo aquilo que esperamos. E que as pessoas se concientizem da necessidade da prevenção. Continuaremos nosso trabalho para a prevenção, proteção, controle e supressão de explosões.

    Um forte Abraço.

    Edson Severgnini

  11. Matias Azambuja

    Ótimo artigo, concordo plenamente que nossas ações devem ser norteadas por um objetivo claro e acho que o grande desafio do chefe ou facilitador na industria é fazer com que seu “time” trabalhe sempre focado no objetivo e sabendo claramente o que significa missão. Sobre valores acho mais desafiador ainda pois a pratica dos mesmos deve partir dos chefes ou facilitadores dando assim credibilidade a eles. Muitas vezes vemos em empresas os valores pendurados em quadros nas paredes e os líderes tomando atitudes totalmente contrárias. Missão, Objetivo e valores não podem estar só no papel, devem estar na atitude do dia-a-dia.

    Abraço a todos e um feliz 2010.

  12. Leandro José Soares

    Paulo, que todos os seus objetivos em 2010 sejam realizados, e principalmente desejo a você e sua família muita súde, paz, felicidade e amor.
    Falando em amor…..só conseguimos levantar pela manhã para nossa rotina diária e em busca da realização da nossa missão e visão se tivermos amor pelo que fazemos. Somente o amor gera uma perenização nas coisas e nas relações, muitas vezes fala-se na paixão, porém a paixão é momentânea, está para mim muito relacionada ao plano físico, porém, o amor está ligado ao plano espiritual, é perene e principalmente, é infinito.
    Vamos a partir deste ano colocar mais amor no que fazemos, vai fazer um relatório….injete amor na tinta da impressão desse relatório, vai eliminar a falha de um equipamento…coloque amor nesta ação….faça o teste e depois veja o resultado.
    Transmita o amor em tudo e em todos, tenho certeza que quando conseguirmos isso, nossa vida, convivência e rotinas, terão um resultado infinitamente melhor.
    Em 2010 não tenhamos vergonha de manifestar o AMOR.
    Um abração.

    Leandro

  13. Euripedes Estorino Junior

    Adorei o artigo, a parte de missão, objetivos é tudo..

    Abraços

  14. Patrícia

    Parabéns!

    Suas palavras nos faz refletir o quanto podemos crescer, amadurecer e nos tornar pessoas melhores e mais felizes!

    Abçs,

    Patrícia

  15. Adalmir Smaniotto

    Bom dia Paulo.

    VEJO NAS SUAS PALAVRAS A REALIDADE O IDEAL E O PONTO FUTURO A SER ATINGIDO POR NÓS QUE ATUAMOS NESTE SEGUEMENTO DE MANUTENÇÃO, VEJO TAMBEM QUE MUITO CRESCEMOS EM CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NO PASSAR DESTES TEMPOS MAS MUITO APRIMORAMENTO E CONCIÊNCIA AINDA TEREMOS QUE IMPLANTAR.

    SUCESSO!

  16. Luiz

    Muito interessante. Às vezes nos esquecemos de definir nossos objetivos e ficamos apenas reativos as coisas que acontecem em nossa vida. Um ótimo 2010 para todos.

    Um abraço.

  17. Igor Silva

    Olá Paulo,

    São palavras e pensamentos como estes que nos deixa mais certos do caminho e que motiva acreditar cada vez mais que vale a pena.

    Obrigado por este artigo e Feliz 2010.

    Abraço.

  18. Letícia

    Excelente!!!
    Feliz 2010 a todos.

  19. Jamile Gomes

    Olá Paulo, quanto tempo!!!

    Adorei a crônica! muito bem ler esse tipo de texto, receber esse tipo de insight, principalmente no começo de um ano que promete muito!
    Ano que estima-se crescimento do PIB em 6%, ano que as oportunidades de vendas, de compras, de empregos, parcerias, prometem acontecer, crescer e marcar mais e mais!

    Ontem mesmo em uma das consultorias que presto, em um empresa textil de Brusque, estava conversando sobre a missão, e os objetivos de um trabalho. O cara era gerente de TI e comentamos durante horas como é bom trabalhar em um negócio que faz BEM para as pessoas. Como é bom poder trabalhar em uma área em que os clientes, parceiros, funcionários saem ainda melhores de nossas mesas ou que ficam ainda mais felizes depois do nosso dever cumprido.
    Lucro, faturamento é só consequencia de um trabalho assim, apaixonante e missionário.

    Parabens pelas palavras iluminadas de sempre.
    Que Deus te preserve assim em 2010, ponto de luz em meio aos óleos, graxas, sistemas, andaimes, clientes, fornecedores, sites, blogueiros, livros, cursos, feiras, exposições, workshops, e etc, etc e etc!

    Aquele abraço da tua fã caloura
    Jamile Gomes

  20. Israel Ribeiro

    Caro Walter

    Parabens pela crônica.
    Isto me faz lembrar uma frase
    NINGUEM PLANEJA PARA ERRAR,
    MAS ERRA SE NÃO PLANEJAR.

    abraços
    ISRAEL

  21. João Everton

    Muito oportuno o seu artigo sobre Razão, Missão e Objetivos.
    Bem atual para os cenários em que as organizações vivem hoje, principalmente.

    Feliz 2010.
    Abraços,

    João Everton

  22. Thomas Fink

    excelente!
    Abs
    Thomas

  23. Aleksander

    Paulo,
    Concordo com seu post; sem planejamento ficamos a deriva, sem um rumo!
    Sem uma Razão, Missão e Objetivo não conseguimos definir onde estamos e aonde queremos chegar!
    Cada vez mais nos vemos necessitado de um planejamento adequado para sermos mais eficazes e assim melhorarmos a nossa qualidade de vida, que no final e o mas relevante dos objetivos “Melhor qualidade de vida”!!!
    Abraço,
    Aleks

× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120