oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Que país é esse chamado MANUTENÇÃO?

- 27/05/2011

A manutenção é uma atividade ou uma série delas. Na Wikipedia está definida como a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Mas e Manutenção, assim com M maiúsculo no inicio?
Nas empresas encontramos a Manutenção em vários formatos e apresentações. Pode ser uma seção, diretoria, departamento ou uma simples oficina onde se abrigam aqueles interessantes e instigantes personagens, os tais manutentores.
A Manutenção sempre fica em algum lugar estratégico. Estrategicamente escondido.
A Manutenção é um lugar de recordações. É onde se guardam (e usam) as mesas e cadeiras velhas, os quadros e equipamentos outrora utilizados na linha de frente dos escritórios do resto da empresa. Em muitos lugares a Manutenção é quase o museu de tudo o que já passou na empresa.
A Manutenção é lugar de guardar coisas importantes. Aquelas coisas que um dia, quem sabe, podem ser usadas porque as de tecnologias mais recentes falharam. Isso se aplica desde ventiladores a máquinas de escrever, de persianas a ferros de passar roupa, de rolamentos “meia vida” a fusíveis “especiais”, passando por restos de fitas isolantes e luminárias fora de linha e contexto. A Manutenção sempre tem um almoxarifado “do coração”.
Essa Manutenção que a gente conhece, as vezes tão mal compreendida, tão desassistida e desprovida, tem tido ganhos de autoestima e relocação no organograma da Produção, sequer imaginados a uns poucos anos atrás.
Num país que cresce como o nosso, apesar dos entraves conhecidos de todos, ter ativos bem cuidados, sob gestão profissional, é cada vez mais fator de sucesso. A competitividade não é, faz tempo, algo que se possa menosprezar. Ela acontece e dizima quem ousa desconhece-la. E a Manutenção, com inicial maiúscula, se torna, em muitos casos, o diferencial entre a sobrevivência ou a morte nos negócios.
Números das recentes pesquisas mostram que algo em torno de 6 milhões de brasileiros trabalham na Manutenção. Isso significa que a Manutenção brasuca tem um contingente igual ao da população de Israel.
Considerando então a Manutenção brasileira como se um país fosse, com os seus R$ 160 bilhões anuais de giro em negócios e despesas, seria maior que o PIB do Paraguai e Chile juntos.
A Manutenção brasileira chega a uma fase de maturidade e contrastes típicos do país em que se insere. Aplica as mais modernas ferramentas de gestão como TPM, 6 Sigma e Lean, mas também tem 68% das empresas sem nenhum tipo de indicador em uso em seu dia a dia de gerencia. É capaz de dar exemplo ao mundo em técnicas de preditiva de ultima geração, mas tem salários baixos e carece de mão de obra qualificada para acompanhar o ritmo das tecnologias aplicadas nas novas máquinas instaladas todos os dias.

CityPubli 750 x 120

Abraços

Paulo Walter

Publicado por: Paulo Walter

6 Comentários


  1. Joseane Teixeira

    Excelente texto Paulo!

    Manutenção e qualidade caminham juntas, me fez lembrar o Programa 5S, onde organização, otimização do tempo,descarte consciente, influenciam diretamente nos custos da manutenção.
    Abraço!

  2. silas.oliveira

    Paulo,

    A mentalidade empresarial está mudando quando se fala de manutenção. Hoje é uma realidade se tratar este tão importante setor da indústria de forma estratégica e fundamental para o crescimento das organizações. Ora, uma empresa precisa a cada dia de mais competitividade, e para isso, disponibilidade associada a confiabilidade de equipamentos e processos são fatores de sobrevivência e crescimento de qualquer companhia.

    Um grande abraço

  3. geovani menezes

    Paulo,

    parabéns pelo texto. Infelizmente ainda temos uma disparidade muito grande de Manutenções pelo Brasil à fora. Trabalhamos para que esse gap diminua e neste sentido o manutencao.net tem sido instrumento irretocável.

    forte abraço

  4. Dúlio

    Apesar de uma um gap do setor de manutenção industrial, devemos ter em vista que isso já esta mudando gradativamente, comparem hoje a 10 anos atrás, não tínhamos consciência da importância da manutenção nem tampouco ferramentas de trabalho para mudar a realidade, hoje temos ferramentas e buscamos mais tecnologias á todo momento. Como disse Joseane a respeito do 5S, uma ferramenta ainda muito utilizada porem não é, atual algo novo já temos WCM, que abrange um campo muito maior para gestão e inovação da manutenção industrial.

  5. André Mansano

    Parabéns. Lembra o quanto brigamos para tornar nossa área uma parte importante das empresas e não apenas um centro de custo. Por falar em estratégico quem não tem uma história do fulano que foi contratado pra trabalhar na empresa só porque era um ótimo jogador de futebol pra disputar os jogos do SESI e como o fulano não sabia fazer mais nada colocavam ele para trabalha onde ?? na Manutenção !!!

  6. Amáfi Gonzaga

    A língua luso-brasileira é generosa em seu emprego tolerando vários homônimos em seu emprego, cabendo ao contexto estabelecer a semântica para as várias significações.
    Mas nos esqueçamos porém dos significado técnico da manutenção – espécie do gênero intervenção técnica que confere funcionalidade, segurança e qualidade aos equipamentos e maquinas do cliente, tendo como paradigma o padrão fábrica desses.

    Neste sentido a manutenção é vital. Inimaginável um cliente exercendo sua atividade com equipamento e máquinas com sua funcionalidade, segurança e qualidade sob suspeição, e ninguém melhor do que o próprio fabricante do que estabelecer as ordens de intervenção técnica pertinentes, certo ?

    Não exatamente. O fabricante ou instalador não tem a visão do todo, sua proposta pode não considerar o contexto da empresa, e expô-la a riscos.

    Isso é tão verdade que a engenharia desenvolveu a manutenção preditiva, onde se busca a intervenção técnica pertinente, sob um logaritmo estatístico, baseado na necessidade, conveniência e oportunidade.

    Mais isso é outra estória …

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque