In-Haus 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Produtividade na Manutenção Brasileira

- 11/05/2021

O MERCADO COMPETITIVO

monteeuse 750x120

O mercado brasileiro de Gestão de Ativos gira bilhões e bilhões de reais todos os anos, empregando mais de 16 milhões de pessoas que atuam direta ou indiretamente na manutenção de equipamentos e instalações em rodovias, minas subterrâneas e a céu aberto, fábricas, usinas, shopping centers, hospitais, plataformas de petróleo, aeroportos e portos, distribuição de gás, energia, água e esgoto, aeronaves, navios, caminhões, aerogeradores, etc.

Muitas empresas, dadas suas as características peculiares de processo ou operação, sazonalidade de insumos, condições de disponibilidade operacional, têm um olhar atento à PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO por serem os tempos e movimentos dos profissionais um grande fator de contribuição para a composição das equipes e o sucesso das estratégias e políticas de Manutenção Preventiva e Corretiva.

Inclusive quando das situações de terceirização, com o concurso das empresas fornecedoras de serviços, são necessários estarem contratantes e contratados cada cada vez mais ajustados, para sobrevivência num mercado cada vez mais exigente, profissionalizado e competitivo. A produtividade é fundamental para incremento de eficiência e eficácia na mobilização e aplicação de recursos que chegam à casa dos milhões de reais, com fortes implicações no faturamento ou de economia na eliminação de falhas e defeitos quando do retorno de equipamentos à condição operativa.

MEDIR PARA GERENCIAR

Tempo é dinheiro. A informação atualizada sobre a PRODUTIVIDADE serve de subsídio a empresas e profissionais que buscam melhorar o tempo todo as suas práticas e ferramentas, organização de layouts, níveis de terceirização, disponibilidade de sobressalentes, informatização/automatização das formas de preparação/execução/medição/reporte no contexto da Engenharia de Manutenção.

Toda boa empresa, periodicamente, faz uma medição de sua produtividade para ter subsídios corretos, dados e fatos, que permitam ajustar as estruturas da Gestão de Ativos, melhorar layouts, qualificar profissionais, rever seus processos internos de logística.

PESQUISA PARA FAZER BENCHMARKING

Todo ano o site www.indicadoresdegestao.com roda a pesquisa PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO BRASILEIRA, que foi realizada pela primeira vez no final do ano de 2016.

Desde então os resultados daquele levantamento nos permite acompanhar as práticas vigentes no mercado, com apresentação de formatos e resultados, tipos de ferramentas, softwares mais utilizados, etc. Abrange as práticas profissionais tanto de manutenção predial quanto industrial, em todo o país.

Como se pode ver na figura acima, extraída do Relatório final da pesquisa, a média nacional de Produtividade para profissionais de campo (execução) está em 30,8%.

Obvio que a produtividade varia conforme o tamanho e o tipo de instalação, andares, acessos, processos, logística interna, automação e outros fatores além dos que são enumerados no gráfico acima.

Público Interessado no Estudo

Produtividade na Manutenção é algo que interessa a profissionais de engenharia de manutenção, planejamento e controle, gerentes de projetos, gestores de empresas com equipamentos variados, que desejam obter informações sobre as práticas em vigor nas empresas mais adiantadas em termos de gestão de ativos, avaliações e expectativas, interessados nas oportunidades e gaps por segmento e ou região do país.

A pesquisa realizada anualmente pelo site www.indicadoresdegestao.com, pode ser respondida no link https://produtividadenamanutencao.questionpro.com

Serviços e Segmentos Alvo Presentes na Pesquisa

São muitos os segmentos que participam do levantamento, mas temos destaque para:

Siderurgia, Mineração, Óleo e Gás, Alimentos, Frigoríficos, Bebidas, Cimento, Energia, Papel e Celulose, Infraestrutura (portos, estradas e aeroportos), Shopping Centers, Hospitais, Complexos Prediais, Industria Automobilística, Metalúrgicas, Industria Farmacêutica e Cosméticos, Químico, Açúcar e Álcool, Energia (Distribuição, Geração e Transmissão), etc.

AQUISIÇÃO DO RELATÓRIO COM OS INDICADORES 2021

Para adquirir o Relatório completo, com os dados de 2021 e anos anteriores, acesse https://indicadoresdegestao.com/produto/relatorio-produtividade-na-manutencao-brasileira/
Querendo fazer um trabalho sobre PRODUTIVIDADE na sua empresa, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em atende-lo.

Abraços

Eng. Paulo Roberto Walter – paulo.walter@manutencao.net

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120