oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Plano de Manutenção Adequado e Eficiente. Como produzir um?

- 09/03/2009

Um amigo mantenauta que gerencia a manutenção de uma das maiores empresas brasileiras de produção de cartões e etiquetas, através da área de contato do nosso Portal, fez a seguinte pergunta: Solicito maiores informaçãoes de como realizar um plano de manutenção adequado e eficiente. Escrevi um e.mail de resposta, que acho que cabe aqui neste espaço de tantas trocas de experiencias.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

As dicas que posso dar são: 

– Se ainda não fez, faça um curso de PCM e IDM. Há bons instrutores no mercado e o investimento é pequenissimo se comparado com o retrono que voce dará a sua empresa;

– Existe um farto e qualificado material sobre Planejamento da Manutenção na internet. Em nosso site mesmo há artigos técnicos, ferramentas para download e nos Blogs sempre se discutem assuntos que são de utilidade em nosso dia a dia;

– Não deixe de comprar os livros de autores consagrados como Lourival Tavares, Júlio Nascif, Luiz Verri, Gil Branco Filho, Carlos Almeida, Rogério Arcuri, só para citar os nacionais que me ocorrem assim de imediato;

– Participe do fóruns de discussão que existem no Yahoo e no Google. Apesar de sempre ter um excesso de mensagens, muita coisa boa se tira com as experiências e necessidades de outros;

– No www.manutencao.net temos a área de COMUNIDADES, onde você pode participar colocando suas necessidades, opiniões e interagir com gente que tem o mesmo tipo de problema a resolver que vc;

– Contrate um serviço de consultoria e ou assessoria. Muitas vezes uma visão externa agrega coisas que os de casa não conseguem enxergar ou não conseguem planificar, por falta de tempo ou mesmo por conhecimento.

– Faça benchmarking. Visite e interaja com quem já tem algo implementado. É mais ou menos na linha de perguntar como está a estrada para quem vem em sentido contrário. Só quem já passou pelo trecho, sabe como ele realmente está.

– Não deixe de participar de nossas pesquisas, que sào feitas pelo site www.indicadoresdemanutencao.com.br. O banco de dados que está sendo alimentado por mais de 1000 empresas vai ficando mais rico a cada dia com índices, indicadores e tendências, que servem e muito para “nortear” os trabalhos que fazemos em nossas casas.

 

Agora, do ponto de vista prático, para colocar na ordem do dia, sugiro:

– Faça um Diagnóstico de sua planta e de sua manutenção. Muitas empresas gastam um monte no lugar e hora errados. Simplesmente porque nunca deram uma paradinha para rever seus conceitos.

– Conheça seus ativos e classifique-os. Sem um cadastro de equipamentos confiável, todo um trabalho pode servir para nada.E o pior, pode-se gastar onde não é necessário, deixando de fazê-lo onde é vital.

– Um Plano de Manutenção de sucesso tem que contemplar: balanço de recursos de execução, instruções técnicas confiáveis e válidas, aspectos de segurança, programação de produção e materiais de aplicação.

– Planeje mas Controle o que faz. Toda empresa deveria ter um setor chamado PPCM: Um P para Planejamento (Longo prazo, algo como 52 semanas ou mais), um outro P para Programação (Curto prazo, algo como não mais que os próximos 30 dias), Um C para controle pois que não é controlado não é medido e portanto não é gerenciado, O M, naturalmente, é da Manutenção da qual estamos falando

– E faça revisões críticas periodicamente. Sem isso não há melhorias.

Há muito o mais a se falar a respeito, sabemos todos. Mas para início de conversa (ou trabalho) acho que está de bom tamanho.

Abraços

PW

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Luiz Felipe Mello

    Mais uma vez grande texto. Apenas como comentário, não existe Plano de Manutenção padrão e sim deve-se chegar ao melhor Planejamento para cada instituição. Vale muito buscar o conhecimento dos conceitos e aplicá-los conforme cada necessidade. Em muitos casos no P do Planejamento, está inserido a composição do Plano de Manutenção.

  2. silas.oliveira

    Paulo,

    Excelente abordagem. Pena que as empresas não buscam estratégias para estudar os planos de manuetnção e tem se alongado com os velhos planos, sem nenhuma revisão ou análise. As empresas de visão estão caminhando na direção de estudo de sistemas através do RCM, ferramenta fantástica para otimização de custos e tempos.

    Silas Oliveira

  3. JAMES ADEMIR ALVES

    Muito Obrigado Paulo Walter,
    Gostaria de contribuir com os empresários e profissionais da manutenção que procuram um Plano de Manutenção Adequado e Eficiente, informo por experiência própria, que a participação no Workshop de Joinville, dá a direção certa para iniciar ou ajustar o seu PM, uma vez que você discute as práticas de cada empresa , as dificuldades e principalmente, com os consultores, como fazer certo!!! Cito também, que o PM adequado depende da Gestão dos seus líderes e envolvidos na Manutenção, pois, como vimos acima “As Dicas” a serem dados estão a disposição, só depende de NÓS !!!!

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120