New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

PLANEJAR? Pra que? Porque?

- 23/04/2009

É da cultura brasileira fazer sem planejar. Quem trabalha com planejamento é visto como aquele cara que, não tendo coisa mais útil a fazer, fica gastando o seu tempo e dos outros, com elocubrações, cenários, variáveis, condicionantes e coisas que não são reais, pois não estão ali, na mão, diante da hercúlea tarefa de fazer o dia render. Em nossas pesquisas e nos trabalhos de consultoria, a gente percebe nitidamente a diferença entre quem tem sucesso e quem não tem, começando por este negócio chamado visão de futuro.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Em trabalho de A&D – Análise e Diagnóstico que realizei no ano passado para o Jornal O Globo do Rio de Janeiro, a primeira fragilidade da manutenção que saltou aos olhos foi essa premencia diária de fazer o jornal sair, hoje. Pois tem sido assim por mais de 86 anos. O jornal sai, sem falhas, e isso é um orgulho. Mas, e amanhã? Quem podia garantir?

O que encontrei mostrava que a cada dia – na realidade a cada hora – que passava, maior era o perigo do jornal não sair. E o próprio O Globo virar notícia, nas páginas das catástrofes. Ainda bem que a nova Direção se apercebera do crescente passivo técnico, que colocava as instalações em altissimo grau de risco.

Qual a primeira medida para sair desta zona (sic) de desconforto? Fazer uma leitura da situação e um planejamento, um plano de ação, com as prioridades, responsabilidades e investimentos necessários.

O Globo é uma grande organização e não está sozinha nesta abordagem da função Manutenção. A pesquisa que terminou semana passada no site www.indicadoresdemanutencao.com.br, aponta que uma das principais fraquezas da manutenção, em todo o Brasil, é a falta de planejamento. Mais de 850 empresas declinaram esta palavra chave.

E sem planejamento só podemos discutir o que já passou. Ou seja, não nos permitimos inventar o futuro. Ele simplesmente acontece.

Abraços

PW

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp