oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Planejamento e Controle de Manutenção tem avaliação ruim em nossas empresas.

- 27/10/2008

A carencia que existe no Brasil com referncia a dados sobre a manutenção é algo que não é novidade.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Como fazer um trabalho de médio e longo prazo, estabelecendo metas e objetivos, se não há sobre o que se basear. É dureza, não é verdade?

Mas, não pode haver números e índices e comparação, se as empresas não estão organizadas para trabalhar desta forma.

Veja um exemplo claro disto:

No que se refere a Planejamento e Sistemas de Informações, nossas empresas (num universo de mais de 800 participantes) tem uma nota 4,82 em uma escala de 0 a 10.

Ou seja, estão na classificação MÍNIMO.

Como ser competitivo desta forma?

Recebemos aqui na redação do manutencao.net algumas centenas de e.mails por dia. E grande parte das pessoas que nos escrevem querem melhorar seu planejamento e controle da manutenção. Mas suas empresas não tem um sistema de informações adequado e não investem na qualificação de pessoal.

O resultado é que a turma tenta dar seu  jeito, sem recursos, mas com muita vontade.

E é sabido, que chega uma hora que só ter vontade não resolve. Há que se disponibilizar recursos, sim.

Aí é que vem o diferencial das empresas líderes. Por lá há um visão de futuro. 

E na sua empresa, é assim que as coisas correm?

Vamos voltar a falar sobre este assunto, inclusive aprofundando os comentários sobre as diferenças entre os segmentos e grandes, médias e pequenas empresas.

Temos muio para falar a respeito.

Vamos ao trabalho. A semana já está rolando.

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

3 Comentários


  1. Israel Ribeiro

    Caro Walter

    Sabemos destas dificuldades de planejamento da manutenção, mas cabe a nós iniciarmos a coleta de dados dos equipamentos, como todos nem sempre tem as melhores ferramentas para registro desta informações, podemos começar com ferramentas básicas por exemplo excel.

    Para se fazer um bom planejamento nada melhor doque termos o histórico de reparos nos equipamentos com dados simples, tipo de defeito, data da ocorrência, intervenção realizada, fornecedor de serviço caso seja um terceiro, etc.

    O equipamento deve ter seus registro de manutenção como se fosse um paciente , com todos seus diagnosticos, check-up, pois na realidade o homem de manutenção é um médico de maquinas, e nada melhor para conhecer seu paciente é ter seu histórico.

    Depois este históricos darão , a manutenção maior facilidade , com relação a data que deverá ser feito a intervenção, o tempo mais preciso para este reparo , maior credibilidade a manutenção.

    abraços
    ISRAEL RIBEIRO

  2. Marcos Marucho

    O que existe hoje na manutenção em geral é muitos quebra galhos que acabam comprometendo o equipamento e os profissionais sérios. Está muito mais muito difícil fazer uma programação adequada nos equipamentos, pois muitas pessoas são colocadas como programadores de manutenção e nunca pegaram em uma chave de fenda, por exemplo, não tem noção do que pedem em uma planilha de preventiva e ainda falam que colocou aquela informação para acrescentar o espaço que estava sobrando, isso tudo e para ocupar o profissional da manutenção que não pode nem mais ler aqueles livros didáticos para aprimorar sua técnica inventam tanta coisa inútil que a pessoa acaba se desgastando na empresa, pois se ele está lendo quer dizer que está fazendo hora e se continuarem a ter essa visão teremos muitos meios profissionais e ficará mais difícil de efetuarmos uma manutenção decente e tão logo a manutenção vira também do outro lado do mundo e com salários melhores que os nossos precisamos de mais treinamentos!!

  3. Eder

    Caro Walter,

    Concordo contigo que muitas empresas sabem que precisam de um planejamento, mas não querem investir em softwares de gerenciamento e muito menos no profissional desta área.

    Mas gostaria que você também abordasse o assunto relativo a empresas que possuem software de manutenção, pessoas qualificadas e insistem em não trabalhar com planejamento, ou seja, não conseguem enxergar o potencial que estão na mão e preferem confiar no seu modo independente de resolver os problemas, que consequentemente é mais desgastante e de alto custo no orçamento proposto.

    Abraços

× Converse no WhatsApp