CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Descomissionamento, Desativação e Abandono de Instalações: os passivos ambientais numa conta difícil de fechar

- 16/01/2016

Descomissionamento de fábricas, Usinas nucleares, mineradoras, siderúrgicas, prédios, instalações produtivas de um modo geral. Esse é um assunto muito avançado na Europa e na América do Norte, mas nem tanto entre nós.

CityPubli 750 x 120

O recente desastre gigantesco provocado pela SAMARCO nos desperta (de novo) para o tema.

Em algumas áreas essas discussão, do descomissionamento e abandono, tem avançado pouco e deveria ter mais atenção da sociedade, dos nossos políticos (os poucos responsáveis) e da grande mídia.

Na área de óleo e gás, a ANP promoveu no fim de dezembro o Workshop sobre Garantias Financeiras de Desativação e Abandono de Campos, em seu Escritório Central, no Rio de Janeiro.

Além da própria ANP, o evento contou com palestras de representantes de empresas das áreas de petróleo e de seguros, seguidas de um debate com o público.

O objetivo do workshop, segundo a ANP, foi aproximar a Agência e o mercado, sendo o primeiro de uma série de encontros que subsidiarão um aprimoramento da regulação sobre garantias financeiras de desativação e abandono de campos.

As apresentações do WORKSHOP SOBRE GARANTIAS FINANCEIRAS DE DESATIVAÇÃO E ABANDONO DE CAMPOS estão disponíveis em página da ANP.

Os trabalhos apresentados no Workshop nos trazem informações interessantes mas também preocupantes.
Chama a atenção que, a exceção da Petrobrás, as empresas de petróleo não têm definido valores nem as formas de garantia com que arcarão com suas responsabilidades em caso de desastre nem no caso certo de fim das atividades de suas unidades produtivas.
Os números não são pequenos. Só a Petrobrás, em seu último balanço divulgado, referente ao ano de 2014, o passivo de abandono representava cerca de R$ 20,6 bilhões de reais.

Não sei de iniciativa igual por parte da turma da área de exploração mineral em terra firme.

O dinheiro é fundamental, para garantir os recursos às ações. Mas que ações seriam essas? Quais são os planos em caso de?

A legislação e a regulamentação a respeito devem ser aprimoradas o mais rápido possível. Precisamos disso.

O assunto merece mais atenção de todos nós, pois ninguém quer impedir as empresas de operarem e gerarem riqueza. Só que esta riqueza de hoje não pode virar a falência ambiental de nossos netos.

Abraços

Paulo Walter

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
In-Haus 750x120