monteeuse 750x120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

O SUCESSO NÃO ACONTECE POR ACASO

- 28/04/2009

O que, afinal de contas, diferencia Manutenções bem sucedidas e as mal-sucedidas? Na condição de Consultor, em trabalhos em diferentes empresas, dos mais variados setores, tenho visto de tudo. Há aquelas cujas técnicas são de classe mundial e seus resultados idem e há as que nem conseguem identificar claramente os motivos de suas dificuldades.

In-Haus 750x120

Na recente pesquisa, realizada através do site www.indicadoresdemanutencao.com.br , numa espécie de brainstorm nacional, foram feitas perguntas para identificar os Pontos Fortes e Fracos, as Ameaças e as Oportunidades com que a Manutenção se defronta neste momento. As respostas, vindas das mais de 900 empresas participantes, indicam que o que para uns é Ponto Fraco, para outros são seus pontos de alavancagem O que em algumas empresas é ameaça grande, para outras trata-se de oportunidade.

Brainstorming é assim mesmo, as interpretações são as mais diversas e o quadro montado dá bem uma imagem disso que estamos falando.

A pesquisa é rica em detalhes e informação qualificada, que se bem utilizada, pode propiciar muito combustível para uso no planejamento estratégico das empresas mais atentas às mudanças recentes, efeitos de médio e longo prazo e causas raízes de problemas cronicos na gestão de ativos.

Mas chama a atenção um detalhe, campeão de citação:
Capacitação e Treinamento, ou como se referiram alguns, Qualidade da Mão de Obra.

As empresas de ponta, que tem as melhores práticas, obtem os melhores resultados, identificam em seus profissionais um grande ponto de apoio e motivo maior de seu sucesso.

As empresas não tão bem sucedidas, levam a Qualidade da Mão de Obra para o quadrante de suas dificuldades e razão de seus percalços.

Onde está a diferença entre umas e outras? Resposta rápida: Investimento em Educação e Treinamento.
Como costuma dizer um amigo meu, especialista em gestão de pessoas, no seu mais autentico acento paulista – Se num plantou, meu, quer colher o que?

Manutenção é serviço e serviços são feitos por pessoas. Nelas reside o ponto de inflexão. Mais ou menos na linha do dize-me com quem fazes manutenção e te direi se tens sucesso ou não.

As informações que se revelaram nestas pesquisas são um brinde a quem fez o dever de casa e um puxão de orelha em quem cabulou as aulas: O sucesso não acontece por acaso.

Abraços

PW

Ferramenta em Excel para Classificação (Criticidade) de Equipamentos – Matriz ABC ou Matriz de Riscos para Ativos

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

Nenhum comentário ainda


× Converse no WhatsApp
CityPubli 750 x 120