oferecimento
Esqueci minha senha
Paulo Walter

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

NR-13 com mudanças, faz empresas ficarem atentas

- 21/01/2015

Em 28 de abril do ano passado, a Norma Regulamentadora NR-13 sofreu sua mais significativa revisão, e uma das principais alterações foi a inclusão em sua abrangência de enquadramento de Tubulações interligadas a Caldeiras e Vasos de Pressão que contenham fluídos de classes “A” ou “B”.

Em um monitoramento realizado no período de 2002 a 2012, pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo foi constatado que o número de feridos vítimas de acidentes com tubulações no Brasil superou em quase duas vezes o número de feridos vítimas de acidentes com Caldeiras e Vasos de Pressão, e essa foi a principal razão para a inclusão de Tubulações no escopo da norma.

Tubulações de Vapor

Apesar de não ter incluído em seu escopo as Tubulações de Vapor, a NR-13 cita em um de seus itens que:

“As tubulações de vapor e seus acessórios devem ser mantidos em boas condições operacionais, de acordo com um plano de manutenção elaborado pelo estabelecimento.”

O termo “devem” obriga os empregadores a elaborarem um plano de manutenção, o que consequentemente os expõem a sanções por parte da fiscalização, caso não atendam a este requisito.

São as “pegadinhas” dos textos das normas, que ensejam a interpretação particular de cada fiscal. De qualquer forma, além de atender a legislação, empresa que se preza tem sempre uma boa abordagem na preservação e integridade de itens tão críticos como são as caldeiras, compressores e as tubulações relacionadas.

É bom estar atento e em dia.

Abraços

Paulo Walter

Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Aulus moraes

    Caro Paulo, muito oportuna a sua observação sobre a manutenção de tubulações. Acredito que a correta drenagem (remoção de condensado) das tubulações de vapor sejam muito importantes para a vida útil das mesmas. Neste sentido, existem hoje purgadores de condensado que não possuem partes móveis e duram cerca de 10 anos. Caso deseje mais informações, por favor entre em contato. Eng. Moraes 21 982178414 whatsup.

× Converse no WhatsApp