New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Nossas Plataformas de Petroleo estão seguras?

- 11/08/2010

Todos nós acompanhamos pela imprensa em geral e está sendo amplamente discutido em todas as áreas o assunto do desastre ambiental causado pelo acidente com a plataforma de exploração da BP no Golfo do México. E por aqui, quais seriam os riscos que estariamos correndo?

O que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anda fazendo para verificar como andam as coisas aqui no nosso paralelo? Se alguem sabe, gostaria que me mandasse algo a respeito. 

As agencias governamentais foram criadas para terem uma atuação técnica, independentes do sabor politico da ocasião. Mas, nos ultimos 7 anos, durante o governo atual, esse postulado foi modificado por se entender que as tais agencias reguladoras não podiam ter independencia pois seu trabalho tinha que estar alinhado com as politicas governamentais.

Posturas estrategicas a parte, o que nos interessa, como cidadãos preocupados com o nosso meio ambiente e a segurança dos nossos trabalhadores e das pessoas que vivem nas regiões de sob risco da exploração de petroleo,  é saber se a fiscalização existe, em que condição se encontram as plataformas e demais ativos das empresas que atuam neste ramo.

Esse assunto é da nossa área. É 100% ligado a Manutenção.

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Tor

    Paulo, como trabalhador OFFSHORE, posso te garantir que as condições de segurança e integridade das intalações, pelo menos aqui na Bacia de Campos é um tanto quanto preocupante.

    No entanto isso se deve, dentre outras coisas, muito mais a inércia das gerências setoriais dessas plataformas em se tomar uma atitude mais pró-ativa para com a manutenção dessas unidades.

    As unidades marítimas OFFSHORE, são auditadas pela Marinha, ANP, Anvisa, etc, anualmente no entanto isso não tem garantido a segurança dessas unidades, e a indústria do Petróleo continua sendo a que uma das que mais mata.

    É óbvio que o que aconteceu no golfo do méxico com a Plataforma da transocean, ligou o sinal de alerta, mas há também um certo oportunismo da grande imprensa nisso, o SINDIPETRO-NF vem fazendo denúncias sobre as condições inseguraças dessas instalações offshore desde 2008, essas pendencias se encontram todas lá no site: http://www.sindipetronf.org.br sem querer politizar a questão, mas dada a magnitude e o poder de influência que históricamente as indústrias de petróleo tiveram e tem no mundo inteiro é impossivel não politizar esse tema.

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque