New Sense Safety Tênis a prova de choque
oferecimento
Esqueci minha senha

Blog Magzen

Milton Zen

 

Network

- 22/05/2009

Recentemente assisti a uma palestra sobre o tema: Relacionamento profissional como alavancador de novas amizades e de negócios.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Pois bem, a simples troca de cartões de visita entre profissionais, pode representar na realidade um conjunto muito grande de oportunidades. Mencionei em artigos já publicados que tudo que fazemos no ambiente familiar e no profissional depende basicamente de relacionamentos.

Tais relacionamentos são estabelecidos em todos os momentos de nossa vida, primeiro no âmbito familiar, depois no escolar e social, e a seguir no profissional. Porém, o que diferencia estes relacionamentos é como o cultivamos. Para que sejam bem sucedidos, devem ser regados todos os dias. É como um casamento, que para ser duradouro necessita ser incrementado a todo instante. Um casamento de longa duração é cotidianamente regado com palavras de amor, respeito e confiança.

No ambiente profissional, o mesmo deve acontecer. Quando conhecemos um novo colega no trabalho, em um seminário, congresso e até mesmo na universidade, nos tornaremos mais amigos e mais próximos daqueles com quem tivermos mais afinidades. Afinidade é a base de uma comunidade, pois são os objetivos e idéias em comum que fazem com que resultados aconteçam com maior rapidez.

Uma empresa que tem esse aspecto bem claro para todos os seus profissionais, a possibilidade de alcançar bons resultados cresce proporcionalmente a tal conhecimento. Mas como podemos cultivar melhor as novas amizades? Como disse o palestrante, devemos buscar afinidades e para que isso aconteça precisamos conversar e os detalhes que nos chamam atenção devem ser anotados de maneira que possamos nos recordar dessa nova amizade claramente, pois o volume de informação que recebemos todos os dias é muito grande e cresce constantemente.

Tal situação faz com que facilmente esqueçamos os detalhes desta nova amizade. Devemos estar atentos, portanto, a fatos tais como: qual o nome da pessoa, como é chamada normalmente, é casada, qual o nome da esposa (o), tem filhos, moram onde, que língua fala, que empresas trabalhou, que time torce, onde nasceu, já viajou ao exterior, que países conhece, que hobby possui, data de aniversário, ou seja, fatos que lhe são interessantes e que possam mostrar quais são as eventuais afinidades que possam ao longo do tempo ser cultivadas.

Uma boa rede de relacionamentos não visa apenas alavancar negócios, mas também possibilitar parcerias nos diversos ambientes, podendo ser eles em associações profissionais, não governamentais, sociedades de bairro, no condomínio, etc, etc…

Todo e qualquer negócio é realizado pela parceria entre pelo menos duas partes e não apenas pelo simples envolvimento financeiro. Assim, um bom network passa pelas afinidades e respeito ao próximo.

Dessa maneira, no sentido de ampliar e divulgar junto àqueles com que me relaciono e também com a intenção de ampliar esse grupo e com o apoio da Editora QualityMark tive publicados dois livros, um em parceria com o colega Alan Kardec e a ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, denominado “Estratégia & Fator Humano” e o outro, de autoria exclusiva, também publicado pela QualityMark, intitulado “Fator Humano na Manutenção”.

Meu rol de relacionamentos gira em torno de associações como a ABRAMAN, o Instituto de Engenharia de São Paulo – IE, do Centro Universitário da FEI, da AEAA Bertioga – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Bertioga, do IIR – Institute for International Research, do Grupo Informa e mais recentemente do Grupo CBES. Além desses procuro utilizar uma base de dados profissionais localizada no LinkedIn. E você?

Como sempre, deixo agora uma questão ao nosso leitor, o que faz para ampliar e manter sua rede de relacionamentos?

Bom final de semana.

Milton A G Zen
www.magzen.eng.br
magzen@magzen.eng.br
magzen@uol.com.br

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Milton Zen

6 Comentários


  1. Jorge L. Videira

    Excelente colocação é exatamente isso que cria um Network.

  2. Simone de Oliveira - Fisioterapeuta

    O texto é muito interessante. Acredito que um trabalho de networking que gera uma rede de bons contatos pessoais e profissionais certamente facilita a vida de qualquer pessoa. Para isso é preciso que ao longo da carreira estejamos permanentemente montando o nosso network e investindo na ampliação de contatos que serão úteis em muitos momentos pessoais e profissionais.

  3. Glaucia Helena Gonçalves - fisio do trabalho

    São textos como estes que nos faz parar pra pensar e refletir como estamos agindo em nossas vidas, o que temos feito para melhorar os relacionamentos…
    Parabéns professor!

  4. Robert Wagner

    Caro Professor Milton Zen
    Lembro-me de um livro: O Pequeno Príncipe , onde lá dizia “que somos responsáveis por aqueles a quem cativamos.”
    Na vida em comum, entre marido e esposa não basta saber que estamos casados é preciso o exercício diário do eu te amo em atitudes. Os antigos diziam: se você não está preparado para perdoar, nem case, pois, o casamento é a arte dos acordos e do compartilhar as diferenças.
    Saber se relacionar com os outros na minha opinião é no mínimo aceitar as diferenças,é entender que elas sempre existirão, e é ai que está a graça,devemos amar as pessoas como elas são:DIFERENTES. As diferenças entre as pessoas nos trazem as oportunidades de CRESCIMENTO… Abraços à todos.

  5. Tathiana Gonçalves de Lima

    Para relacionar-se com alguem é preciso ter empatia, ou seja colocar-se o lugar do outro, assim poderemos melhor compreendê-lo e assim saber melhor como lidar com os clientes, amigos e parceiros.
    O bom relacionamento é realmente a base em nossa vida tanto no âmbito profissional quanto pessoal. No meu caso que sou prestadora de serviço, é necessário comreender que na empresa estamos sendo avaliados o tempo todo, não apenas pelosr esponsáveis pela nossa contratação, mas pelos funcionários em geral. Se fizermos um bom trabalho, e este seja reconhecido, as chances de obtermos uma indicação para novos trabalhos aumentam e muito.

  6. Marissa Turquetto

    Realmente esse texto nos faz ver o quão importante são os realcionamentos para criarmos boas parcerias.
    Atualmente em meu ambiente de trabalho o que mais prezamos são os bons relacionamentos, é lógico que nem sempre conseguimos de forma total, mas o importante é que apesar de algumas diferenças ou indiferenças existirem, são os bons relacionamentos que nos alavancam para conseguirmos grandes feitos.

× Converse no WhatsApp
New Sense Safety Tênis a prova de choque