oferecimento
Esqueci minha senha

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção Sustentável na pauta nossa de cada dia

- 27/08/2009

Por todo lado, na imprensa e nas nossas conversas profissionais e pessoais, o assunto tem sido SUSTENTABILIDADE. Como fazer viver e trabalhar hoje, sem colocar em risco a vida e o trabalho de amanhã? Sustentabilidade é extamente isso: o amanhã tem que ser garantido.

New Sense Safety Tênis a prova de choque

Deu no Jornal Valor Economico que é cada vez maior o numero de empresas que fazem contingencias em seus balanços financeiros para pagamento de multas ou gastos relativos a problemas ambientais. Conforme ainda aquele jornal “as contingencias são mencionadas em balanço quando avaliadas como de perda provável ou possível. No caso de perda provável, há obrigatoriedade de provisão.”.

O que será que a manutenção de cada empresa tem a ver com isso?  Será que essas “perdas” provaveis ou possiveis são levadas em consideração no orçamento da manutenção e na decisão de fazer ou não certas tarefas? O que tem a ver com este tem se há ou não uma coleta seletiva de rejeitos, a disposição de lampadas e baterias, disposição final de lubrificantes? E a energia consumida? E a água? E a contratação de serviços com empresas que não sabem o que é respeito ao trabalhador?

O “balanço da manutenção” já começa  a ser uma realidade para nossas empresas. E, por pior que possa parecer, essa forçada conscientização virá pelo aperto da fiscalização e pela ação da sociedade que fará a separação entre quem é quem neste mundo com cada vez menos espaço para aquelesw não enxergam além do seu proprio umbigo.

Abraços

Paulo Walter

New Sense Safety Tênis a prova de choque
Publicado por: Paulo Walter

1 Comentário


  1. Rubens Pereira

    Tudo que é sustentável, ou se diz sustentável, tem ligação direta com a postura humana.
    Postura de dirigentes, lideres e equipes de campo.
    Politicas e diretrizes se tornam ineficazes sem o comprometimento humano.
    Porem este comprometimento não pode ser o comprometimento imposto, pois este não é “sustentável”.
    O que suporta este crecimento é a conscientização e a visão de que não estamos sozinhos e aqueles que virão após nós irão receber o que deixarmos para ele.
    Penso sempre em como recebemos o nosso mundo, e como iremos devolve-lo após partirmos.

    Rubens

× Converse no WhatsApp