CityPubli 750 x 120
oferecimento
Esqueci minha senha
Avatar photo

Gestão Estratégica de Negócios

Paulo Walter

 

Manutenção Sustentável e Responsável

- 24/07/2009

Toda atividade produtiva industrial, comercial ou de serviços, de qualquer porte, pode causar problemas para a sustentabilidade que todos buscamos para a vida em nosso planeta.
Quantificar, reduzir e neutralizar as fontes de problemas passou a ser uma obrigação de todos, incluindo a Manutenção. A sociedade em geral reage através de ações concretas a favor da sustentabilidade e os clientes e consumidores exigem que as empresas façam a sua parte, caso contrario perdem mercado.

In-Haus 750x120

Manutenção Sustentável é:

“A Função Manutenção pensada, organizada e posta em prática, tendo em conta que toda e qualquer atividade, processo ou status de manutenção tem que considerar, além dos resultados eminentemente técnicos e econômicos, os aspectos de respeito ao meio ambiente, à legislação vigente, à segurança das pessoas e a cultura onde está inserida”

Para que a atividade Manutenção possa ser considera empreendimento sustentável, tem de ter em vista 5 requisitos básicos:

  • Tecnicamente adequada;
  • Ecologicamente correta;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justa; e
  • Culturalmente aceita

Este assunto será alvo de muito trabalho e exposição aqui no manutencao.net. Vamos ter indicadores, cases de sucesso e vamos mostrar quais são as empresas que realmente fazem a difrença em termos de politicas e práticas responsáveis, servindo de referencia para todos nós. Aguarde.

E uma boa notícia é que o nosso parceiro HILUB agora é patrocinador deste Blog.

Abraços

Paulo Walter

In-haus 650x380
Publicado por: Paulo Walter

5 Comentários


  1. silas.oliveira

    Caro Paulo,

    Não tenho dúvida que a manutenção se encaixa perfeitamente nesse assunto, pois os impactos que a mesma gera num processo de mantenabilidade são relevantes e devem ser tratados com o foco adequado. Cabe aos líderes da manutenção sustentarem esse processo com mapeamento adequado e educação pelo e para o trabalho.

    Parabéns!

    Silas Oliveira

  2. José Barrozo de Souza

    Prezado Amigo
    Estou submetendo ao PPGEP-UNIP-SP a minha inscrição do meu estudo intitulado – Indicadores de Ecoeficiência à luz do Planejamento e Controle da Manutenção: Um enfoque em uma usina siderúrgica integrada da Região Sudeste, que pretendo desenvolver nos próximos quatro anos (Tese de Doutorado). Amigo gostaria de receber a vossa opinião, com relação a minha idéia em pesquisar este tão importante assunto.
    Atenciosamente
    Prof. MSc. José Barrozo de Souza
    Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

  3. JOSUE

    gostei muito do artigo.
    parabens!

  4. Marcos Ribeiro

    Prezados,
    É importante que hoje quando falamos de sustentabilidade, estamos falando de um desenvolvimento continuado, não pode ser bom só para o momento mas constante e duradoro, não pode ser um modismo tem que gerar um futuro saudável.

  5. Israel Ribeiro

    Caro Walter

    Muito bem colocado estes 5 requisitos básicos, para a Manutenção sustentável.
    Gostaria se possível, que em seus comentários se aprofundasse um pouco mais sobre cada requisito, dando a oportunidade de termos uma melhoria continua em nosso trabalho de manutenção e como consequência esta sustentabilidade.

    abraço
    ISRAEL RIBEIRO

× Converse no WhatsApp
monteeuse 750x120